meu dia em oração
«Levante-se, e fique no meio.»
O Autor da Carta apresenta aos colossenses uma bonita visão da Igreja como Corpo Místico de Cristo, aconselhando-lhes que vivam estreitamente unidos no Amor. Refere-se, também às provações pelas quais passava o apóstolo Paulo para anunciar o Reino.
Salmo ou Hino
Só em Deus repouse, ó minha alma, porque dele vem a minha esperança. Só ele é a minha rocha e a minha salvação: jamais serei abalado! De Deus depende a minha salvação e minha fama, Deus é o meu forte rochedo. Deus é o meu refúgio. Povo de Deus, confie nele em qualquer situação, desafogue o coração na presença dele, porque Deus é o nosso refúgio. (Sl 62,6-9)
1ª Leitura
Agora eu me alegro de sofrer por vocês, pois vou completando em minha carne o que falta nas tribulações de Cristo, a favor do seu corpo, que é a Igreja. Eu me tornei ministro da Igreja, quando Deus me confiou este encargo junto a vocês: anunciar a realização da Palavra de Deus, o mistério escondido desde o começo dos tempos e gerações, e que agora é revelado aos cristãos. Deus quis manifestar aos cristãos a riqueza gloriosa que este mistério representa para os pagãos, isto é, o fato de que Cristo, a glória esperada, está em vocês. E é esse Cristo que anunciamos, aconselhando e ensinando a todos com plena sabedoria, para que todos sejam cristãos perfeitos. É para isso que me esforço e luto, sustentado pela força de Cristo que age de forma poderosa em mim. Quero que vocês saibam da difícil luta que enfrento por vocês, pelos de Laodiceia e por todos aqueles que nunca me viram pessoalmente. Sofro para que eles sejam confortados em seus corações e assim, estreitamente unidos no amor, se enriqueçam com a plenitude da compreensão, a fim de conhecerem o mistério de Deus: Cristo, no qual estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e ciência (Cl 1,24-2,3)
Evangelho do dia
Em outro sábado, Jesus entrou na sinagoga, e começou a ensinar. Aí havia um homem com a mão direita seca. Os doutores e os fariseus espiavam, para ver se Jesus iria curá-lo durante o sábado, e assim encontrarem motivo para acusá-lo. Mas Jesus sabia o que eles estavam pensando, e disse ao homem da mão seca: «Levante-se, e fique no meio.» Ele se levantou, e ficou de pé. Jesus disse aos outros: «Eu pergunto a vocês: a Lei permite no sábado fazer o bem ou fazer o mal, salvar uma vida ou deixar que se perca?» Então Jesus olhou para todos os que estavam ao seu redor, e disse ao homem: «Estenda a mão.» O homem assim o fez, e sua mão ficou boa. Eles ficaram com muita raiva, e começaram a conversar sobre o que poderiam fazer contra Jesus. (Lc 6,6-11)
Vivendo a Palavra
Em nome da solidariedade e da compaixão – que são outros nomes do Amor – Jesus transgride mais uma vez a letra da Lei e quebra a rigidez da tradição criada pelos poderosos do Templo. Curando o pobre homem da mão seca, Ele ensina que a libertação de um irmão, por menor que ele seja, tem precedência sobre o culto.
Oração Final
Pai Santo, faze-nos conscientes de que a nossa celebração, o rito que apresentamos no teu altar, deve ser sinal da vida de atenção e cuidado com os nossos companheiros de caminhada e não gestos repetitivos e palavras vazias. Ensina-nos o jeito de orar do teu Filho Unigênito, o Cristo Jesus, nosso Irmão que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.