meu dia em oração
José fez o que o Anjo havia mandado: levou Maria para casa.
O texto litúrgico de hoje nos convida a contemplar a amável, silenciosa e firme pessoa de José. O Justo e discreto protetor da Família de Nazaré e da nossa Igreja, acolhe a ordem dada em sonho pelo Anjo do Senhor e assume o seu papel imprescindível na História da Salvação. Cuidou de Maria, como viria a cuidar do Menino que ela gerava!
1ª Leitura
Na presença dos sacerdotes e de todo o povo que estava no Templo do Senhor, o profeta Jeremias respondeu ao profeta Hananias, dizendo: «Amém! Que assim faça o Senhor. Que o Senhor confirme o que você profetizou, trazendo da Babilônia para cá os objetos do Templo do Senhor e todos os exilados. Entretanto, escute o que eu vou dizer a você e a todo o povo: Os profetas que existiram antes de mim e antes de você, desde os tempos antigos, profetizaram guerra, calamidade e peste para muitos países e reinos poderosos». (Jr 28,5-8)
Salmo ou Hino
Ó Deus, confia o teu julgamento ao rei. Que ele governe teu povo com justiça, e teus pobres conforme o direito. Que por ele orem e o bendigam o dia todo! Que seu nome permaneça, e sua fama dure como o sol: que ele seja a bênção para todos os povos, e todas as raças da terra o proclamem feliz! Seja bendito o Senhor, Deus de Israel, porque só Ele realiza maravilhas! Para sempre seja bendito o seu Nome Glorioso! Que toda a terra se encha da sua Glória! Amém! (Sl 72,1-2.7.12-13.18-19)
Evangelho do dia
A origem de Jesus, o Messias, foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. José, seu marido, era justo. Não queria denunciar Maria, e pensava em deixá-la, sem ninguém saber. Enquanto José pensava nisso, o Anjo do Senhor lhe apareceu em sonho, e disse: «José, filho de Davi, não tenha medo de receber Maria como esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e você lhe dará o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados.» Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: «Vejam: a virgem conceberá, e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que quer dizer: Deus está conosco.» Quando acordou, José fez conforme o Anjo do Senhor havia mandado: levou Maria para casa. (Mt 1,18-24)
Vivendo a Palavra
Entre as lições que aprendemos de José, o seu silêncio talvez seja a mais importante, oportuna e necessária para os nossos dias. Vivemos na era da comunicação, é certo, mas muitas vezes mal compreendida como tempo de muitas palavras. Informações maciças e agressivas, mas pouca formação, escasso tempo para a assimilação e reflexão. José mostrou que nem sempre é preciso palavras para a comunicação eficaz. A Sagrada Escritura não registra sequer uma manifestação que ele tenha proferido. E ele falou bem e bonito!
Oração Final
Pai querido, como Tu és Bom e Misericordioso! Que o exemplo do Justo José, aceitando ocupar com sublimado Amor o seu lugar humilde (mas indispensável) no Plano da Salvação, encoraje-nos a viver os nossos dias nesta terra, acordados e atentos para identificar a tua Vontade, fazendo dela o nosso desejo maior, para cumpri-la com alegria e gratidão. Por Jesus, o Cristo teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.