meu dia em oração
Jesus pegou os pães e distribuiu a todos.
Um homem levou vinte pães. Eliseu ordenou: «Distribua para que comam». O servo disse: «Como vou distribuir para cem pessoas?» Eliseu insistiu: «Distribua para que comam. Porque assim diz o Senhor: Elas comerão e ainda sobrará». (2Rs 4,42-44)
1ª Leitura
Por isso, eu, prisioneiro no Senhor, peço que vocês se comportem de modo digno da vocação que receberam. Sejam humildes, amáveis, pacientes e suportem-se uns aos outros no amor. Mantenham entre vocês laços de paz, para conservar a unidade do Espírito. Há um só corpo e um só Espírito, assim como a vocação de vocês os chamou a uma só esperança: há um só Senhor, uma só fé, um só batismo. Há um só Deus e Pai de todos, que está acima de todos, que age por meio de todos e está presente em todos. (Ef 4,1-6)
Salmo ou Hino
Que tuas obras te agradeçam e teus fiéis te bendigam. Proclamem a glória do teu reino. Em ti esperam os olhos de todos, e no tempo certo tu lhes dás o alimento. Abres a mão, e sacias à vontade todo ser vivo. O Senhor é justo em seus caminhos e fiel em suas obras. Ele está perto de todos aqueles que o invocam, de todos os que o invocam sinceramente. (Sl 145,10-11.15-18)
Evangelho do dia
Depois disso, Jesus foi para a outra margem do mar da Galileia, também chamado Tiberíades. Uma grande multidão seguia Jesus porque as pessoas viram os sinais que ele fazia, curando os doentes. Jesus subiu a montanha e sentou-se aí com seus discípulos. Estava próxima a Páscoa, festa dos judeus. Jesus ergueu os olhos e viu uma grande multidão que vinha ao seu encontro. Então Jesus disse a Filipe: «Onde vamos comprar pão para eles comerem?» Jesus falou assim para testar Filipe, pois sabia muito bem o que ia fazer. Filipe respondeu: «Nem meio ano de salário bastaria para dar um pedaço para cada um.» Um discípulo de Jesus, André, o irmão de Simão Pedro, disse: «Aqui há um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixes. Mas, o que é isso para tanta gente?» Então Jesus disse: «Falem para o povo sentar.» Havia muita grama nesse lugar e todos sentaram. Estavam aí cinco mil pessoas, mais ou menos. Jesus pegou os pães, agradeceu a Deus e distribuiu aos que estavam sentados. Fez a mesma coisa com os peixes. E todos comeram o quanto queriam. Quando ficaram satisfeitos, Jesus disse aos discípulos: «Recolham os pedaços que sobraram, para não se desperdiçar nada.» Eles recolheram os pedaços e encheram doze cestos com as sobras dos cinco pães que haviam comido. As pessoas viram o sinal que Jesus tinha realizado e disseram: «Este é mesmo o Profeta que devia vir ao mundo.» Mas Jesus percebeu que iam pegá-lo para fazê-lo rei. Então ele se retirou sozinho, de novo, para a montanha. (Jo 6,1-15)
Vivendo a Palavra
As leituras de hoje falam de desprendimento, generosidade e partilha – gestos abençoados pelo Pai com o sinal da multiplicação do pão. Assim é a nossa vida. O Pai prolonga e atualiza seu Amor, que nos criou, dando-nos o alimento que nos mantém vivos. Aprendamos a valorizar os grandes mistérios da Vida e da Fé!
Oração Final
Pai Santo, nós damos graças pelos alimentos que nos ofereces generosamente e pedimos que o teu Espírito nos ensine o desapego e a coragem para partilhá-los fraternalmente com os companheiros de jornada neste mundo encantado, que é sacramento e já faz parte de teu Reino de Amor. Pelo Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.