meu dia em oração
Jesus nos mostra o Caminho: a Verdade e a Vida
A Igreja, em sua sabedoria, volta com frequência à mensagem de Paulo que ouvimos hoje: o ‘Hino ao Amor’. Lembrando que João ensina que “Deus é Amor”, nós podemos voltar a essa leitura, alternando essas duas sublimes palavras – Deus e Amor – e saboreando o texto a cada vez assim redescoberto.
1ª Leitura
Aspirem aos dons mais altos. Aliás, vou indicar para vocês um caminho que ultrapassa a todos. Ainda que eu falasse línguas, as dos homens e dos anjos, se eu não tivesse o Amor, seria como sino ruidoso ou como címbalo estridente. Ainda que eu tivesse o dom da profecia, o conhecimento de todos os mistérios e de toda a ciência; ainda que eu tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, se não tivesse o Amor, eu não seria nada. Ainda que eu distribuísse todos os meus bens aos famintos, ainda que entregasse o meu corpo às chamas, se não tivesse o Amor, nada disso me adiantaria. O Amor é paciente, o Amor é prestativo; não é invejoso, não se ostenta, não se incha de orgulho. Nada faz de inconveniente, não procura seu próprio interesse, não se irrita, não guarda rancor. Não se alegra com a injustiça, mas se regozija com a Verdade. Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O Amor jamais passará. As profecias desaparecerão, as línguas cessarão, a ciência também desaparecerá. Pois o nosso conhecimento é limitado; limitada é também a nossa profecia. Mas, quando vier a perfeição, desaparecerá o que é limitado. Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Depois que me tornei adulto, deixei o que era próprio de criança. Agora vemos como em espelho e de maneira confusa; mas depois veremos face a face. Agora o meu conhecimento é limitado, mas depois conhecerei como sou conhecido. Agora, portanto, permanecem estas três coisas: a Fé, a Esperança e o Amor. A maior delas, porém, é o Amor. (1Cor 12,31-13,13)
Salmo ou Hino
Exultem no Senhor, ó justos! Pois a sua obra toda é Verdade. Ele ama a Justiça e o Direito, e o Amor do Senhor enche a terra. Feliz a nação cujo Deus é o Senhor, o povo que Ele escolheu como herança. O Senhor cuida daqueles que esperam por seu Amor, para livrar da morte e, no tempo da fome, fazê-los viver. Quanto a nós, esperamos pelo Senhor. Nele se alegra o nosso coração, no seu Nome Santo confiamos. Senhor, esteja sobre nós o teu Amor, como está em Ti a nossa esperança. (Sl 33,2-5.12.22)
Evangelho do dia
Jesus estava conversando com seus discípulos: «Com quem Eu vou comparar os homens desta geração? Com quem se parecem eles? São como crianças que se sentam nas praças, e se dirigem aos colegas, dizendo: ‘Tocamos flauta, e vocês não dançaram; cantamos música triste, e vocês não choraram’. Pois veio João Batista, que não comia nem bebia, e vocês disseram: ‘Ele tem um demônio!’ Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e vocês dizem: ‘Ele é um comilão e beberrão, amigo dos cobradores de impostos e dos pecadores!’ Mas a Sabedoria foi justificada por todos os seus filhos.» (Lc 7,31-35)
Vivendo a Palavra
Hoje, nós continuamos como os meninos naquelas praças: ansiosos, vazios, insatisfeitos, sem vontade de cantar, dançar, até mesmo de chorar… vivemos sem ânimo, sempre em busca de alguma coisa que dê um sentido para a vida, de uma razão que nos encha de entusiasmo. Jesus nos mostra o Caminho, a Verdade e a Vida. Nele encontramos a Alegria e a Paz.
Oração Final
Pai misericordioso, que plantaste em nossos corações o precioso embrião do Amor, ensina-nos a arte de cultivar carinhosamente essa sementinha, para que ela germine, cresça, dê frutos e que possamos partilhá-los com a comunidade. Ajuda-nos, amado Pai, a seguir os passos de Jesus, o Cristo teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo vive na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.