meu dia em oração
Jesus faz o surdo ouvir e o mudo falar
Na leitura do Livro dos Reis, a origem da divisão do povo que logo aconteceria: as tribos de Judá e Benjamim permaneceram fieis a Roboão, filho de Salomão, e as dez ‘do norte’ coroaram Jeroboão, seu novo rei. Cumpriu-se a palavra do Senhor revelada ao profeta Aías.
1ª Leitura
Certo dia, Jeroboão estava saindo de Jerusalém e encontrou-se no caminho com o profeta Aías de Silo, que vestia um manto novo. Os dois estavam sozinhos no campo. Aías pegou seu manto novo, o rasgou em doze pedaços, e disse a Jeroboão: «Pegue dez pedaços para você, porque assim diz Javé, o Deus de Israel: ‘Vou arrancar o reino das mãos de Salomão e vou dar dez tribos para você. Ele ficará com uma tribo, em consideração para com meu servo Davi e para com Jerusalém, a cidade que escolhi dentre todas as tribos de Israel. E Israel se revoltou contra a casa de Davi, até o dia de hoje. (1Rs 11,29-32;12,19)
Salmo ou Hino
«Nunca haja em você um deus estrangeiro. Eu sou o Senhor seu Deus, que o tirei da terra do Egito». E o meu povo não escutou a minha voz, Israel não quis me obedecer. Então que sigam seus próprios caminhos! Ah! Se meu povo me escutasse, se Israel andasse em meus caminhos… Eu derrotaria seus inimigos e seus opressores num momento. (Sl 81,10-11b.12-15)
Evangelho do dia
Jesus saiu de novo da região de Tiro, passou por Sidônia e continuou até o mar da Galileia, atravessando a região da Decápole. Levaram então a Jesus um homem surdo e que falava com dificuldade, e pediram que Jesus pusesse a mão sobre ele. Jesus se afastou com o homem para longe da multidão; em seguida pôs os dedos no ouvido do homem, cuspiu e com a sua saliva tocou a língua dele. Depois olhou para o céu, suspirou e disse: «Efatá!», que quer dizer: «Abra-se!» Imediatamente os ouvidos do homem se abriram, sua língua se soltou e ele começou a falar sem dificuldade. Jesus recomendou com insistência que não contassem nada a ninguém. No entanto, quanto mais ele recomendava, mais eles pregavam. Estavam muito impressionados e diziam: «Jesus faz bem todas as coisas. Faz os surdos ouvir e os mudos falar.» (Mc 7,31-37)
Vivendo a Palavra
Cumprindo a sua missão libertadora, Jesus constrói o modelo que deixou para os seus seguidores. E ainda hoje, na nossa sociedade egoísta e excludente, existem muitos irmãos esperando que alguém lhes diga «Efatá!» para que, também eles se libertem de suas amarras interiores e exteriores e proclamem a glória de Deus.
Oração Final
Pai Santo, permanece em nós e destrava a nossa língua para que anunciemos aos companheiros de caminhada o teu amor infinito e a esperança de chegarmos juntos ao teu Reino para receber o abraço misericordioso de Pai que tem ternura materna. Por Jesus Cristo, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo. Amém.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.