meu dia em oração
Jesus declara que todos os alimentos são puros
A rainha de Sabá procura Salomão para conferir sua fama de rei sábio. E constata que o Deus de Israel, ama seu povo e por isso lhe deu aquele Rei que buscava, antes de tudo, a sabedoria para governar em paz, observando o Direito e a Justiça.
1ª Leitura
A rainha de Sabá ouviu falar da fama de Salomão e foi submeter o rei à prova por meio de enigmas. Chegou a Jerusalém com uma imponente comitiva de camelos carregados de perfume, muito ouro e pedras preciosas. Apresentou-se a Salomão e lhe propôs tudo o que pensava. Salomão, porém, soube responder a todas as suas perguntas; não houve uma só questão demasiado difícil que o rei não pudesse resolver. A rainha de Sabá ficou assombrada ao ver a sabedoria de Salomão, o palácio que havia construído, as iguarias de sua mesa, a corte sentada, os serviços e uniformes dos empregados, as bebidas, os holocaustos que Salomão oferecia no Templo de Javé. Então ela disse ao rei: «É verdade tudo o que ouvi na minha terra sobre você e sua sabedoria. Eu não queria acreditar no que diziam antes de vir para ver com meus próprios olhos. O que me contaram não é nem a metade: sua sabedoria e riqueza são muito maiores do que eu tinha ouvido. Sua gente e seus servos é que são felizes: podem desfrutar continuamente de sua presença e aprender de sua sabedoria! Seja bendito Javé, o seu Deus, que foi benevolente e o colocou sobre o trono de Israel. Javé ama Israel para sempre, e é por isso que ele o nomeou rei, a fim de que você exerça o direito e a justiça». Então a rainha de Sabá deu ao rei quatro toneladas de ouro, grande quantidade de perfumes e de pedras preciosas. Nunca houve tantos perfumes como os que a rainha de Sabá trouxe para o rei Salomão. (1Rs 10,1-10)
Salmo ou Hino
Entregue seu caminho ao Senhor, confie, e ele agirá. Manifestará a justiça como o amanhecer e direito como o meio-dia. O justo fala com sabedoria, pois ele tem no coração a lei de Deus, e seus passos nunca vacilam. A salvação dos justos vem do Senhor, que é fortaleza no tempo da angústia. O Senhor os liberta; vai salvá-los, porque os justos nele se abrigam. (Sl 37,5-6.30-31.39-40)
Evangelho do dia
Em seguida, Jesus chamou de novo a multidão para perto dele e disse: «Escutem todos e compreendam: o que vem de fora e entra numa pessoa, não a torna impura; as coisas que saem de dentro da pessoa é que a tornam impura. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.» Quando Jesus entrou em casa, longe da multidão, os discípulos lhe perguntaram sobre essa parábola. Jesus disse: «Será que nem vocês entendem? Vocês não compreendem que nada do que vem de fora e entra numa pessoa pode torná-la impura, porque não entra em seu coração, mas em seu estômago, e vai para a privada?» (Assim Jesus declarava que todos os alimentos eram puros). Jesus continuou a dizer: «É o que sai da pessoa que a torna impura. Pois é de dentro do coração das pessoas que saem as más intenções, como a imoralidade, roubos, crimes, adultérios, ambições sem limite, maldades, malícia, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. Todas essas coisas más saem de dentro da pessoa, e são elas que a tornam impura.» (Mc 7,14-23)
Vivendo a Palavra
Jesus usa os alimentos como metáfora: o que vem de fora não contamina o homem. Assim, também, não devemos procurar fora de nós culpados pelos acontecimentos que fazem sofrer, mas verificar como e onde podemos atuar para diminuir as suas consequências penosas para os irmãos.
Oração Final
Pai Santo, livra-nos da pretensão de nos fazermos juízes dos companheiros do caminho. Torna-nos peregrinos alegres e solidários, prontos para ajudar, sem preconceitos ou críticas, conscientes de tua presença paterna em cada ser que Tu criaste com tanto Amor. Por Jesus, o Cristo, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo. Amém
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.