meu dia em oração
Quero a misericórdia, não o sacrifício
O texto de Isaías lido hoje é pouco anterior ao exílio na Babilônia. O Profeta foi a voz da consciência do rei Acaz; depois foi confidente crítico de Ezequias e, finalmente, segundo a tradição, foi martirizado pelo sucessor deste, o ímpio Manassés.
1ª Leitura
Nessa ocasião, Ezequias adoeceu de uma enfermidade mortal. O profeta Isaías, filho de Amós, foi visitá-lo e lhe disse: «Assim diz Javé: Ponha em ordem a sua casa porque você vai morrer, não vai escapar». Então Ezequias virou o rosto para a parede e fez esta prece a Javé: «Ah! Javé! Não te esqueças: eu procurei sempre andar na tua presença com toda a fidelidade e de coração limpo, e procurei sempre fazer o que era bom aos teus olhos». E Ezequias começou a chorar convulsivamente. Então, a palavra de Javé veio a Isaías com esta mensagem: «Vá falar a Ezequias: Assim diz Javé, o Deus de seu antepassado Davi: Ouvi a sua oração, e vi as suas lágrimas. Eu vou aumentar em quinze anos a duração de sua vida. Vou também livrá-lo das mãos do rei da Assíria, a você e a esta cidade. Eu mesmo vou proteger esta cidade». Isaías ordenou: «Tragam um emplastro de figos e o coloquem sobre a ferida, para que ele recupere a saúde». Ezequias disse: «Qual é o sinal de que subirei ao Templo de Javé?» Isaías respondeu: «O sinal de que Javé vai cumprir o que prometeu, é este: No relógio de sol de Acaz farei com que a sombra volte para trás os dez degraus que avançou». E o sol voltou os dez degraus que já tinha avançado no relógio. (Is 38,1-8.21-22)
Salmo ou Hino
Senhor, todo o meu desejo está à tua frente. Meu coração palpita, e a luz dos meus olhos já não mora comigo. Amigos se afastam da minha praga, e meus vizinhos ficam à distância. É por ti, Senhor, que eu espero! Senhor meu Deus, tu me responderás! Eu peço: «Que não se alegrem à minha custa, não triunfem sobre mim quando tropeço!» (Is 38,10-12.16.17b)
Evangelho do dia
Naquele tempo, Jesus passou por uns campos de trigo, num dia de sábado. Seus discípulos ficaram com fome, e começaram a apanhar espigas para comer. Vendo isso, os fariseus disseram: «Eis que os teus discípulos estão fazendo o que não é permitido fazer em dia de sábado!» Jesus perguntou aos fariseus: «Vocês nunca leram o que Davi e seus companheiros fizeram, quando estavam sentindo fome? Como ele entrou na casa de Deus, e eles comeram os pães oferecidos a Deus? Ora, nem para Davi, nem para os que estavam com ele, era permitido comer os pães reservados apenas aos sacerdotes. Ou vocês não leram também na Lei que em dia de sábado, no Templo, os sacerdotes violam o sábado, sem cometer falta? Pois eu digo a vocês: aqui está quem é maior do que o Templo. Se vocês tivessem compreendido o que significa: ‘Quero a misericórdia e não o sacrifício’, vocês não teriam condenado estes homens que não estão em falta. Portanto, o Filho do Homem é senhor do sábado.» (Mt 12,1-8)
Vivendo a Palavra
A religião dos fariseus era pesada, triste. Consistia em um conjunto numeroso de obrigações a serem cumpridas com rigor. A religião que Jesus nos traz é leve e alegre como a caminhada de amigos pelos campos de trigo numa manhã ensolarada de sábado. Façamos da nossa Igreja, a Igreja de Jesus: lugar da convivência, da fraternidade, ensaio e já começo da Vida que teremos em plenitude.
Oração Final
Pai Santo, abre a porta do meu coração ao perdão, para que eu chegue ao Amor. E se eu tiver que ser rigoroso, que eu o seja comigo mesmo, não com os companheiros que me deste para a peregrinação neste mundo encantado, que já é parte do teu Reino de Paz. Por Jesus Cristo, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo. Amém.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.