meu dia em oração
Jesus chamou os que desejava escolher
O Primeiro Livro de Samuel conta uma parte da tumultuada relação entre Saul, o rei dos hebreus, e Davi, que o viria a substituir no reinado. Jônatas, filho de Saul e amigo de Davi, viria a se tornar uma parte importante nesta história, que tem muito a nos ensinar.
1ª Leitura
Saul pegou três mil homens escolhidos de todo o Israel e foi à procura de Davi e seus homens, junto às Rochas das Cabras. Chegou junto a uns currais de ovelhas que estavam perto do caminho. Aí havia uma caverna, e Saul entrou nela para fazer suas necessidades. Davi e seus homens estavam no fundo da caverna. E os companheiros de Davi lhe disseram: «Hoje é o dia em que Javé diz a você: Eu lhe entrego seu inimigo; faça com ele o que você quiser». Davi levantou-se e cortou um pedaço da barra do manto de Saul, sem que este percebesse. Depois de fazer isso, Davi sentiu o coração bater forte por ter cortado um pedaço da barra do manto de Saul. Depois disse a seus homens: «Javé me livrou de fazer isso ao meu senhor, de levantar a mão contra ele, porque é o ungido de Javé». Com essas palavras, Davi conteve seus homens e impediu que atacassem Saul. Então Saul deixou a gruta e continuou o seu caminho. Foi quando Davi se levantou, saiu da gruta e gritou: «Senhor, meu rei!» Saul virou-se, e Davi se inclinou até o chão e se prostrou. Depois disse a Saul: «Por que você dá ouvidos a esses que andam dizendo que Davi lhe quer fazer mal? Veja com seus próprios olhos: hoje mesmo Javé me entregou você dentro da caverna. Disseram-me para matá-lo, mas eu o respeitei e falei que não estenderia a mão contra o meu senhor, porque você é o ungido de Javé. Meu pai, olhe aqui em minha mão um pedaço do seu manto; se eu lhe cortei a barra do manto e não o matei, reconheça que não sou maldoso nem traidor. Embora você me persiga para me matar, eu não pequei contra você. Que Javé seja nosso juiz. Ele poderá me vingar de você, mas contra você minha mão jamais se levantará. Como diz o antigo provérbio: ‘Dos maus vem a maldade’. E a minha mão não se levantará contra você. Contra quem saiu o rei de Israel? A quem está perseguindo? A um cão morto, a uma pulga! Que Javé seja juiz entre nós e dê a sentença. Que ele veja e defenda a minha causa, livrando-me das mãos de você». Quando Davi terminou de falar, Saul exclamou: «É você mesmo que está falando, meu filho Davi?» E começou a gritar e chorar. Depois disse a Davi: «Você é inocente, e eu não. Você me fez o bem, e eu lhe fiz o mal. Hoje você me fez o maior favor, pois Javé me entregou a você, e você não me matou. Se alguém encontra um inimigo, será que vai deixá-lo ir em paz? Que Javé lhe pague o bem que você me fez hoje. Agora eu sei que você será rei, e que o reino de Israel se firmará em sua mão. (1Sm 24,3-21)
Salmo ou Hino
Ó Deus, tem piedade de mim, pois eu me abrigo em ti. Eleva-te sobre o céu e tua glória domine a terra inteira! Eles armaram uma rede para meus pés; cavaram na minha frente um buraco, e foram eles que nele caíram. Meu coração está firme, ó Deus. Vou cantar e tocar! Desperta, glória minha! Despertem, cítara e harpa, que eu vou despertar a aurora! (Sl 57,2-4.6011)
Evangelho do dia
Jesus subiu ao monte e chamou os que desejava escolher. E foram até ele. Então Jesus constituiu o grupo dos Doze, para que ficassem com ele e para enviá-los a pregar, com autoridade para expulsar os demônios. Constituiu assim os Doze: Simão, a quem deu o nome de Pedro; Tiago e João, filhos de Zebedeu, aos quais deu o nome de Boanerges, que quer dizer «filhos do trovão»; André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu, Tadeu, Simão o cananeu, e Judas Iscariotes, aquele que depois o traiu. (Mc 3,13-19)
Vivendo a Palavra
Embora o Reino do Céu anunciado e trazido por Jesus seja para todos, nem por isso nenhum dos convidados perde sua identidade. Como aconteceu com os Doze, somos todos chamados por nosso nome, de forma pessoal e carinhosa. Assim deve ser a nossa evangelização: cada destinatário deve se sentir pessoalmente convidado para participar do banquete na Casa do Pai.
Oração Final
Pai Santo, reparte generosamente com a tua Igreja o dom do acolhimento amoroso e fraterno de todos os homens e mulheres que encontramos pelo Caminho. Que sejamos para o mundo modelo de convivência harmoniosa e fraterna, como nos ensinou Jesus, o Cristo, teu Filho e nosso Irmão, que contigo reina na unidade do Espírito Santo. Amém
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.