meu dia em oração
Jesus anuncia uma novidade: a Justiça Evangélica
Seguimos a história do Povo de Deus: Elias tinha anunciado a Acab que aconteceria uma seca prolongada. Depois da grande prova, onde o Senhor fizera Elias derrotar os quatrocentos e cinquenta sacerdotes de Baal, o Profeta anuncia ao Rei de Israel a volta das chuvas.
1ª Leitura
Elias disse a Acab: «Vá comer e beber, pois já se ouve o barulho da chuva». Enquanto Acab foi comer e beber, Elias subiu ao topo do monte Carmelo e se encurvou até o chão, colocando o rosto entre os joelhos. Depois disse ao seu servo: «Suba e olhe para o lado do mar». O servo subiu, olhou e disse: «Não se vê nada». Elias disse: «Volte até sete vezes». Na sétima vez, o servo disse: «Uma nuvenzinha, do tamanho da mão de uma pessoa, vem subindo do mar». Então Elias mandou: «Vá dizer a Acab que atrele os cavalos no carro e desça, para que a chuva não o detenha». Num instante o céu ficou escuro, com nuvens trazidas pelo vento, e caiu uma chuva pesada. Acab subiu no seu carro e foi para Jezrael. Elias, com a força de Javé, amarrou o cinto e foi correndo na frente de Acab até a entrada de Jezrael. (1Rs 18,41-46)
Salmo ou Hino
Ó Deus, tu mereces um hino em Sião. Cuidas da terra, e sem medida a enriqueces. O riacho de Deus está cheio d’água, e preparas assim os trigais: regando os sulcos, aplainando os terrões, amolecendo com chuviscos a terra, abençoando seus brotos. Coroas o ano com teus bens. As pastagens do deserto gotejam, e as colinas se enfeitam de alegria. (Sl 65,2a.10-13)
Evangelho do dia
E Jesus anunciou aos discípulos: «Com efeito, eu lhes garanto: se a justiça de vocês não superar a dos doutores da Lei e dos fariseus, vocês não entrarão no Reino do Céu. Vocês ouviram o que foi dito aos antigos: ‘Não mate! Quem matar será condenado pelo tribunal’. Eu, porém, lhes digo: todo aquele que fica com raiva do seu irmão, se torna réu perante o tribunal. Quem diz ao seu irmão: ‘imbecil’, se torna réu perante o Sinédrio; quem chama o irmão de ‘idiota’, merece o fogo do inferno. Portanto, se você for até o altar para levar a sua oferta, e aí se lembrar de que o seu irmão tem alguma coisa contra você, deixe a oferta aí diante do altar, e vá primeiro fazer as pazes com seu irmão; depois, volte para apresentar a oferta. Se alguém fez alguma acusação contra você, procure logo entrar em acordo com ele, enquanto estão a caminho do tribunal; senão o acusador entregará você ao juiz, o juiz o entregará ao guarda, e você irá para a prisão. Eu garanto: daí você não sairá, enquanto não pagar até o último centavo.» (Mt 5,20-26)
Vivendo a Palavra
A Justiça que Jesus anuncia vai se transferindo da letra morta, escrita no papel, para o Novo Mandamento – vivo e gravado no coração da gente. Termina o tempo da contabilidade, dos créditos e débitos, e se inaugura o tempo da generosidade, da gratuidade, do Amor sem medidas que rege as relações no Reino do Pai, que é rico em misericórdia.
Oração Final
Pai Santo, é difícil para nós nos livrarmos dos conceitos da justiça humana de crime e castigo. Ajuda-nos, Pai amado, a compreender a lição de vida de teu Filho, que se fez humano como nós, e assim, aceitarmos a tua gratuidade, partilhando-a com os companheiros do caminho. Pelo mesmo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.