meu dia em oração
Imaculado Coração de Maria – inspiração e modelo para a Igreja
Ontem, rendemos graças ao Coração de Jesus. Hoje, ao Imaculado Coração de Maria. Essas celebrações nos convidam não apenas a admirar o Filho e sua Mãe, mas a seguir os seus exemplos de cuidado com o próximo, dedicação à Justiça e desprendimento generoso para a partilha dos dons da Vida e da Fé.
1ª Leitura
Sua descendência será conhecida entre as nações e sua geração entre os povos. Todos aqueles que os virem reconhecerão que são o povo que o Senhor abençoou. Transbordo de alegria no Senhor e me regozijo com meu Deus, porque Ele me vestiu com a salvação, cobriu-me com o manto da Justiça, como o noivo que se enfeita com turbante, e a noiva que se adorna com joias. Assim como a terra faz brotar uma nova planta, e o jardim faz germinar suas sementes, assim também o Senhor Deus faz brotar a justiça e o louvor na presença de todas as nações. (Is 61,9-11)
Salmo ou Hino
Então, Ana rezou: «Meu coração se alegra com o Senhor, em Deus me sinto cheia de força. Agora, que eu possa responder aos meus inimigos, pois me sinto feliz com tua salvação. O Senhor torna pobre e torna rico, Ele humilha e também levanta. Ele ergue da poeira o fraco e tira do lixo o indigente, fazendo-os sentar-se com os príncipes e herdar um trono glorioso. (1Sm 2,1.4-8)
Evangelho do dia
Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém, para a festa da Páscoa. Quando o Menino completou doze anos, subiram para a festa, como de costume. Passados os dias da Páscoa, voltaram, mas o Menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que seus pais o notassem. Pensando que o Menino estivesse na caravana, caminharam um dia inteiro. Depois começaram a procurá-Lo entre parentes e conhecidos. Não O tendo encontrado, voltaram a Jerusalém à procura dele. Três dias depois, encontraram o Menino no Templo. Estava sentado no meio dos doutores, escutando e fazendo perguntas. Todos os que ouviam o Menino estavam maravilhados com a inteligência de suas respostas. Ao vê-Lo, seus pais ficaram emocionados. Sua mãe Lhe disse: «Meu Filho, por que Você fez isso conosco? Olhe que seu pai e eu estávamos angustiados, à sua procura.» Jesus respondeu: «Por que Me procuravam? Não sabiam que Eu devo estar na Casa do meu Pai?» Mas eles não compreenderam o que o Menino acabava de lhes dizer. Jesus desceu então com seus pais para Nazaré, e permaneceu obediente a eles. E sua mãe conservava no coração todas essas coisas. (Lc 2,41-51)
Vivendo a Palavra
Coração Imaculado de Maria: uma arca capaz de acolher com carinho e guardar em silêncio o grande Mistério da Encarnação do Filho de Deus, que se fez humano como nós em seu Filho, Jesus de Nazaré. Tentemos compreender o Silêncio e a humildade de Maria e façamos deles o nosso modelo de vida e de relacionamento com os companheiros de caminhada nesta terra abençoada.
Oração Final
Pai de Bondade, quão Grande és Tu, Senhor! Dá-nos a humildade de Maria, a sua capacidade de silenciar diante do grande Mistério de seu Filho Jesus de Nazaré, o Cristo prometido aos anciãos, predito pelos Profetas e cantado nos Salmos. Que nós, como Maria, sejamos fiéis e sempre atentos às carências dos irmãos. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.