meu dia em oração
Imaculado Coração de Maria: “Em Deus me sinto cheia de força”
Completamos a festa de ontem – Sagrado Coração de Jesus – lembrando o coração materno de Maria. Ela foi a que melhor viveu as virtudes humano-divinas do seu Filho, tornando-se por isto a nossa Mãe e modelo da Igreja que quer caminhar com Jesus Cristo.
1ª Leitura
Sua descendência será conhecida entre as nações e sua geração entre os povos. Todos aqueles que os virem reconhecerão que são o povo que o Senhor abençoou. Transbordo de alegria no Senhor e me regozijo com meu Deus, porque Ele me vestiu com a salvação, cobriu-me com o manto da justiça, como o noivo que se enfeita com turbante, e a noiva que se adorna com joias. Assim como a terra faz brotar uma nova planta, e o jardim faz germinar suas sementes, assim também o Senhor faz brotar a justiça e o louvor na presença de todas as nações. (Is 61,9-11)
Salmo ou Hino
Então Ana rezou: «Meu coração se alegra com o Senhor, em Deus me sinto cheia de força. Agora, que eu possa responder aos meus inimigos, pois me sinto feliz com tua salvação. Ninguém é santo como o Senhor. O arco dos poderosos é quebrado, e os fracos são fortalecidos. Ao Senhor pertencem as colunas da terra, sobre elas assentou o mundo.» (1Sm 2,1-4.7-8)
Evangelho do dia
Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém, para a festa da Páscoa. Quando o Menino completou doze anos, subiram para a festa, como de costume. Passados os dias da Páscoa, voltaram, mas o Menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que seus pais o notassem. Pensando que o Menino estivesse na caravana, caminharam um dia inteiro. Depois começaram a procurá-lo entre parentes e conhecidos. Não O tendo encontrado, voltaram a Jerusalém à procura dele. Três dias depois, encontraram o Menino no Templo. Estava sentado no meio dos doutores, escutando e fazendo perguntas. Todos os que ouviam o Menino estavam maravilhados com a inteligência de suas respostas. Ao vê-lo, seus pais ficaram emocionados. Sua mãe lhe disse: «Meu filho, por que Você fez isso conosco? Olhe que seu pai e eu estávamos angustiados, à sua procura.» Jesus respondeu: «Por que me procuravam? Não sabiam que eu devo estar na casa do meu Pai?» Mas eles não compreenderam o que o Menino acabava de lhes dizer. Jesus desceu então com seus pais para Nazaré, e permaneceu obediente a eles. E sua mãe conservava no coração todas essas coisas. (Lc 2,41-51)
Vivendo a Palavra
Os pais de Jesus estavam ‘angustiados’… É importante notar a face humana da história familiar de Jesus. Seus pais não compreendiam os desígnios do Senhor para aquele Filho (o Evangelho diz que ‘Maria guardava essas coisas no coração’). A caminhada de Maria e José se fazia no terreno da fé – que Jesus mais tarde definiria: ‘Felizes daqueles que não viram, mas acreditaram!’
Oração Final
Pai Santo, ilumina nossa fé, moldando-a ao jeito de Maria. Ela esteve sempre atenta aos teus Sinais, seu coração soube reconhecê-los e acolhê-los com doçura. Sua existência foi uma permanente ação de graças a Ti, Pai querido, que a fizeste mãe de Jesus, o Cristo, teu Filho Unigênito, que contigo vive e reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.