meu dia em oração
Imaculado Coração de Maria – Ave, Maria! Rogai por nós pecadores
<Introdução>
A História Sagrada fala de Maria, antes que ela existisse: o Livro de Samuel mostra a oração de Ana, que prefigura o seu ‘Magnificat’, e Isaías assegura que o Senhor fará brotar a justiça na presença de todas as nações. Imagens daquela que seria a Mãe de Jesus de Nazaré, em quem o Cristo se fez um de nós.
1ª Leitura
Sua descendência será conhecida entre as nações e sua geração entre os povos. Todos aqueles que os virem reconhecerão que são o povo que Senhor abençoou. Transbordo de alegria no Senhor, e me regozijo com meu Deus, porque Ele me vestiu com a salvação, cobriu-me com o manto da Justiça, como o noivo que se enfeita com turbante, e a noiva que se adorna com joias. Assim como a terra faz brotar uma nova planta e o jardim faz germinar suas sementes, assim também o Senhor faz brotar a justiça e o louvor na presença de todas as nações. (Is 61,9-11)
Salmo ou Hino
Ana rezou esta oração: «Meu coração se alegra com o Senhor, em Deus me sinto cheia de força. Que eu possa responder aos inimigos. O arco dos poderosos é quebrado, e os fracos são fortalecidos. O Senhor faz morrer e faz viver. O Senhor torna pobre e torna rico, Ele humilha e também levanta. Ele ergue da poeira o fraco e o indigente, fazendo-os sentar-se com os príncipes!» (1Sm 2,1.4-8)
Evangelho do dia
Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém, para a festa da Páscoa. Quando o Menino completou doze anos, subiram para a festa, como de costume. Passados os dias da Páscoa, voltaram, mas o Menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que seus pais o notassem. Pensando que o Menino estivesse na caravana, caminharam um dia inteiro. Depois começaram a procurá-Lo entre parentes e conhecidos. Não O tendo encontrado, voltaram a Jerusalém à procura dele. Três dias depois, encontraram o Menino no Templo. Estava sentado no meio dos doutores, escutando e fazendo perguntas. Todos os que ouviam o Menino estavam maravilhados com a inteligência de suas respostas. Ao vê-Lo, seus pais ficaram emocionados. Sua mãe Lhe disse: «Meu Filho, por que Você fez isso conosco? Olhe que seu pai e eu estávamos angustiados, à sua procura.» Jesus respondeu: «Por que Me procuravam? Não sabiam que Eu devo estar na casa do meu Pai?» Mas eles não compreenderam o que o Menino acabava de lhes dizer. Jesus desceu então com seus pais para Nazaré, e permaneceu obediente a eles. E sua mãe conservava no coração todas essas coisas. E Jesus crescia em sabedoria, em estatura e graça, diante de Deus e dos homens. (Lc 2,41-51)
Vivendo a Palavra
Nas suas entrelinhas, o Evangelho revela a presença de Maria: seu filho, Jesus de Nazaré, humano como nós, crescia em sabedoria, estatura e graça. Junto aos pais, modelado por eles, seguindo seu exemplo. No silêncio, Maria preparava o coração para a difícil entrega definitiva e total do Filho ao Projeto do Pai Misericordioso: o anúncio do Reino de Deus em nós.
Oração Final
Pai querido, dá-nos a ternura e a força de Maria. Nós formaremos, então, uma Igreja capaz de ser mãe e mestra da humanidade na caminhada por esta terra abençoada, que já é parte do teu Reino de Amor e que nos emprestas para ser cuidada, usufruída e repartida entre os irmãos. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.