meu dia em oração
Imaculada Conceição: “Eis aqui a serva do Senhor!”
O Senhor Deus chamou o homem: «Onde está você?» O homem respondeu: «Ouvi teus passos no jardim: tive medo, porque estou nu, e me escondi». O Senhor Deus continuou: «E quem lhe disse que você estava nu? Por acaso você comeu da árvore da qual Eu lhe tinha proibido comer?» O homem respondeu: «A mulher que me deste por companheira deu-me o fruto, e eu comi». O Senhor Deus disse para a mulher: «O que foi que você fez?» A mulher respondeu: «A serpente me enganou, e eu comi». Então o Senhor Deus disse para a serpente: «Por ter feito isso, você é maldita entre todos os animais domésticos e entre todas as feras. Você se arrastará sobre o ventre e comerá pó todos os dias de sua vida. Eu porei inimizade entre você e a mulher, entre a descendência de você e os descendentes dela. Estes vão lhe esmagar a cabeça e você ferirá o calcanhar deles». O homem deu à sua mulher o nome de Eva, por ser ela a mãe de todos os que vivem. (Gn 3,9-15.20)
1ª Leitura
Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo: Ele nos abençoou com toda bênção espiritual, no Céu, em Cristo. Ele nos escolheu em Cristo antes de criar o mundo para que sejamos santos e sem defeito diante dele, no amor. Ele nos predestinou para sermos seus filhos adotivos por meio de Jesus Cristo, conforme a benevolência de sua vontade, para o louvor da sua glória e da graça que Ele derramou abundantemente sobre nós por meio de seu Filho querido. Em Cristo recebemos nossa parte na herança, conforme o projeto daquele que tudo conduz segundo a sua vontade: fomos predestinados a ser o louvor da sua glória, nós, que já antes esperávamos em Cristo. (Ef 1,3-6.11-12)
Salmo ou Hino
Cantem para o Senhor um cântico novo, pois Ele fez maravilhas: sua direita e seu braço santo lhe deram a vitória. O Senhor fez conhecer sua vitória, revelou sua justiça às nações. Lembrou-se do seu amor e fidelidade em favor da casa de Israel. Os confins da terra contemplaram a vitória do nosso Deus. Terra inteira, aclame ao Senhor, e dê gritos de alegria! (Sl 98,1-4)
Evangelho do dia
No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré. Foi a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José, que era descendente de Davi. E o nome da virgem era Maria. O anjo entrou onde ela estava, e disse: «Alegre-se, cheia de graça! O Senhor está com você!» Ouvindo isso, Maria ficou preocupada, e perguntava a si mesma o que a saudação queria dizer. O anjo disse: «Não tenha medo, Maria, porque você encontrou graça diante de Deus. Eis que você vai ficar grávida, terá um Filho, e dará a Ele o nome de Jesus. Ele será grande, e será chamado Filho do Altíssimo. E o Senhor dará a Ele o trono de seu pai Davi, e Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó. E o seu Reino não terá fim.» Maria perguntou: «Como vai acontecer isso, se não vivo com nenhum homem?» O anjo respondeu: «O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com sua sombra. Por isso, o Santo que vai nascer de você será chamado Filho de Deus. Olhe a sua parenta Isabel: apesar da sua velhice, ela concebeu um filho. Aquela que era considerada estéril, já faz seis meses que está grávida. Para Deus nada é impossível.» Maria disse: «Eis a escrava do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua Palavra.» E o anjo a deixou. (Lc 1,26-38)
Vivendo a Palavra
Para saborear a singeleza da cena da Anunciação, precisamos nos livrar das estruturas mentais que nos foram impostas pela cultura pós-moderna: abdicar do desejo de explicações, da vontade de comprovar tudo, da necessidade de compreender os Mistérios e, simplesmente, nos entregarmos ao Espírito de Deus que já mora em nós. Em resumo: saborear com alegria e humildade a Verdade, o Caminho e a Vida!
Oração Final
Pai Santo, dá-nos um coração simples e nos transforma nas crianças do teu Reino de Amor. Que nós sigamos pela vida afora confiantes no teu cuidado paterno e levemos aos companheiros de caminhada a força de nossa Fé, a alegria de nossa Esperança e o Amor do Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.