meu dia em oração
Imaculada Conceição: a exemplo da Virgem Maria, vamos acolher Jesus
O Senhor Deus disse: «Eu porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e a dela. Estes vão lhe esmagar a cabeça, e você ferirá o calcanhar deles». O homem deu à sua mulher o nome de Eva, por ser ela a mãe dos que vivem. (Gn 3,9-15.20)
1ª Leitura
Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo: Ele nos abençoou com toda bênção espiritual, no Céu, em Cristo. Ele nos escolheu em Cristo antes de criar o mundo para que sejamos santos e sem defeito diante dele, no Amor. Ele nos predestinou para sermos seus filhos adotivos por meio de Jesus Cristo, conforme a Benevolência de sua Vontade, para o louvor da sua Glória e da Graça que ele derramou abundantemente sobre nós por meio de seu Filho querido. Em Cristo recebemos nossa parte na herança, conforme o projeto daquele que tudo conduz segundo a sua Vontade: fomos predestinados a ser o louvor da sua Glória, nós, que já antes esperávamos em Cristo. (Ef 1,3-6.11-12)
Salmo ou Hino
Cantem para o Senhor um cântico novo, pois Ele fez maravilhas. O Senhor fez conhecer sua Vitória, revelou sua Justiça às nações. Lembrou-se do seu Amor e Fidelidade em favor da casa de Israel. Os confins da terra contemplaram a Vitória do nosso Deus. Batam palmas os rios todos, e as montanhas gritem de alegria diante do Senhor, pois Ele vem para governar a terra. Ele governará o mundo com Justiça e os povos com retidão. (Sl 98,1-4)
Evangelho do dia
No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré. Foi a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José, que era descendente de Davi. E o nome da virgem era Maria. O Anjo entrou onde ela estava, e disse: «Alegre-se, cheia de Graça! O Senhor está com você!» Ouvindo isso, Maria ficou preocupada, e perguntava a si mesma o que a saudação queria dizer. O Anjo disse: «Não tenha medo, Maria, porque você encontrou graça diante de Deus. Eis que você vai ficar grávida, terá um Filho, e dará a Ele o nome de Jesus. Ele será grande, e será chamado Filho do Altíssimo. E o Senhor dará a Ele o Trono de seu pai Davi, e Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó. E o seu Reino não terá fim.» Maria perguntou ao Anjo: «Como vai acontecer isso, se não vivo com nenhum homem?» O Anjo respondeu: «O Espírito Santo virá sobre você, e o Poder do Altíssimo a cobrirá com sua Sombra. Por isso, o Santo que vai nascer de você será chamado Filho de Deus. Olhe a sua parenta Isabel: apesar da sua velhice, ela concebeu um filho. Aquela que era considerada estéril, já faz seis meses que está grávida. Para Deus nada é impossível.» Maria disse: «Eis a escrava do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua Palavra.» E o Anjo a deixou. (Lc 1,26-38)
Vivendo a Palavra
Nós conhecemos a existência do sol, não olhando para ele, mas vendo os objetos iluminados por sua luz. Esta poderia ser uma imagem da glória de Deus: nós não podemos encará-la diretamente, mas tomamos conhecimento de seu esplendor vendo as maravilhas que ela faz. Um exemplo: a mais perfeita delas, Maria – a mãe de Jesus e nossa mãe! Ave, Maria!
Oração Final
Pai querido, nossa alma, agradecida, espera em Ti! Em cada ‘Ave Maria’ que nós rezarmos, mantém-nos conscientes e reverentes ao Divino Mistério da Encarnação do teu Verbo Criador na pessoa de Jesus, o Filho da nossa querida Mãe, Maria de Nazaré. Não permitas que nos ‘acostumemos’ com as palavras. Faze-nos atentos e sempre encantados com o sentido real do Mistério que elas querem recordar. Mergulhados no exemplo de Maria, com ela acolhamos Jesus em nossa existência. Por Ele, que é o Cristo teu Filho, nosso Irmão Maior, e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.