meu dia em oração
Homem fraco na fé, por que você duvidou?
As leituras nos falam da fragilidade humana: Moisés, Aarão e Maria – irmãos de sangue com relacionamento nem sempre fraterno; Pedro, mostrando medo e ansiedade diante do perigo; e nós, que nos esquecemos daquele que está sempre presente.
Salmo ou Hino
Tem piedade de mim, ó Deus! Lava-me da minha injustiça e purifica-me do meu pecado! Porque eu reconheço a minha culpa; pequei contra ti, praticando o que é mau. Tu és justo. Ó Deus, cria em mim um coração puro, e renova no meu peito um espírito firme. Não me rejeites para longe da tua face, não retires de mim teu Santo Espírito. (Sl 51,3-7.12-13)
1ª Leitura
Maria e Aarão falaram contra Moisés, por causa da mulher cuchita que ele havia tomado como esposa. Eles disseram a Moisés: «Será que Javé falou somente a Moisés? Não falou também a nós?» E Javé os ouviu. Moisés era o homem mais humilde entre todos os homens da terra. De repente, Javé disse a Moisés, a Aarão e Maria: «Vão os três para a tenda da reunião». Os três foram e Javé desceu numa coluna de nuvem, colocou-se à entrada da tenda e chamou Aarão e Maria. Eles se aproximaram, e Javé disse: «Ouçam o que eu vou lhes dizer: Quando entre vocês há um profeta, eu me apresento a ele em visão e falo com ele em sonhos. Não acontece assim com o meu servo Moisés, que é homem de confiança em toda a minha casa: com ele eu falo face a face, às claras e sem enigmas; e ele vê a figura de Javé. Por que vocês se atreveram a falar contra o meu servo Moisés?» A ira de Javé se inflamou contra eles, e Javé se retirou. A nuvem se afastou da tenda, e a pele de Maria ficou toda esbranquiçada, como a neve. Ao voltar-se para ela, Aarão viu-a com a pele esbranquiçada. Aarão disse a Moisés: «Por favor, meu senhor! Não peça contas da culpa pelos pecados que tivemos a loucura de cometer e da qual somos culpados. Não deixe que Maria permaneça como um aborto que já sai do ventre da mãe com a carne meio carcomida». Moisés suplicou a Javé: «Por favor, concede-lhe a cura!» (Nm 12,1-13)
Evangelho do dia
Logo em seguida, Jesus obrigou os discípulos a entrar na barca, e ir na frente, para o outro lado do mar, enquanto ele despedia as multidões. Logo depois de despedir as multidões, Jesus subiu sozinho ao monte, para rezar. Ao anoitecer, Jesus continuava aí sozinho. A barca, porém, já longe da terra, era batida pelas ondas, porque o vento era contrário. Entre as três e as seis da madrugada, Jesus foi até os discípulos, andando sobre o mar. Quando os discípulos o avistaram, andando sobre o mar, ficaram apavorados, e disseram: «É um fantasma!» E gritaram de medo. Jesus, porém, logo lhes disse: «Coragem! Sou eu. Não tenham medo.» Então Pedro lhe disse: «Senhor, se és tu, manda-me ir ao teu encontro, caminhando sobre a água.» Jesus respondeu: «Venha.» Pedro desceu da barca, e começou a andar sobre a água, em direção a Jesus. Mas ficou com medo quando sentiu o vento e, começando a afundar, gritou: «Senhor, salva-me.» Jesus logo estendeu a mão, segurou Pedro, e lhe disse: «Homem fraco na fé, por que você duvidou?» Então eles subiram na barca. E o vento parou. Os que estavam na barca se ajoelharam diante de Jesus, dizendo: «De fato, tu és o Filho de Deus.» Acabando de atravessar, desembarcaram em Genesaré. Os homens desse lugar, reconhecendo-os, espalharam a notícia por toda a região. Então levaram a Jesus todos os doentes, e pediram que pudessem ao menos tocar a barra da roupa dele. E todos os que tocaram, ficaram curados. (Mt 14,22-36)
Vivendo a Palavra
Mais uma vez Jesus ‘sobe ao monte’ para orar. Nós nos acostumamos com pormenores essenciais e quase não os notamos mais. Desses encontros com o Pai na solidão da montanha vinha a força do Mestre. Como tem sido a nossa oração? Nós nos sentimos na presença do Pai e nos calamos para ouvi-lo?
Oração Final
Pai Santo, que moras em nossos corações, faze-nos conscientes de tua Presença amorosa em todos os momentos de nossa vida. Que o teu Espírito inspire a nossa oração e ela se torne encontro terno contigo, como nos ensinou o Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.