meu dia em oração
Hoje nós nos lembramos de São José
Neste Advento, quando as figuras do Profeta Isaías, do Precursor João Batista e da Virgem Maria preparam os caminhos de Jesus, paramos hoje para situar a figura de José nesse grande Mistério da Encarnação. Vamos fazê-lo com amoroso carinho e gentil cuidado.
1ª Leitura
Vejam que vão chegar dias – oráculo do Senhor – em que eu farei brotar para Davi um broto justo. Ele reinará como verdadeiro rei e será sábio, pondo em prática o direito e a justiça no país. Em seus dias, Judá estará a salvo e Israel viverá em paz; e a ele darão o nome de «o Senhor, nossa justiça». Vejam que vão chegar dias – oráculo do Senhor – em que não se dirá mais: «Viva o Senhor, que tirou os israelitas do Egito». Em lugar disso, dirão: «Viva o Senhor, que tirou a descendência de Israel do país do Norte e de todos os países para onde os havia expulsado, trazendo-os de novo para a sua terra». (Jr 23,5-8)
Salmo ou Hino
Ó Deus, confia o teu julgamento ao rei. Que ele governe teu povo com justiça, e os pobres conforme o direito. Que os reis se prostrem diante dele, e as nações o sirvam! Porque ele liberta o indigente que clama e o pobre que não tem protetor. Seja bendito Senhor, Deus de Israel! Para sempre seja bendito seu nome glorioso! Que a terra se encha da sua glória! Amém! (Sl 72)
Evangelho do dia
A origem de Jesus, o Messias, foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. José, seu marido, era justo. Não queria denunciar Maria, e pensava em deixá-la, sem ninguém saber. Enquanto José pensava nisso, o Anjo do Senhor lhe apareceu em sonho, e disse: «José, filho de Davi, não tenha medo de receber Maria como esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e você lhe dará o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados.» Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: «Vejam: a virgem conceberá, e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que quer dizer: Deus está conosco.» Quando acordou, José fez conforme o Anjo do Senhor havia mandado: levou Maria para casa. (Mt 1,18-24)
Vivendo a Palavra
É bom meditar tranquilamente sobre este trecho de Mateus. Trata-se de uma rara e preciosa referência a José, a figura mais discreta da História Sagrada. Mas, nem por isso, menos importante e digna de nossa reverente admiração. Aqui, ele acolhe a Vontade do Pai e assume nova missão: cercar de cuidado e carinho Maria, a mãe de Jesus, e Jesus Menino, o Filho de Deus.
Oração Final
Pai Santo, lembrando a figura terna, mas vigorosa de José, patrono da Igreja e da vida interior, nós te pedimos que participemos com ele das virtudes da pureza, da humildade, da entrega confiante e incondicional aos desígnios de tua Vontade. Pelo Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo. Amém.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.