meu dia em oração
Há últimos que serão os primeiros…
Na leitura, a Carta aos Romanos. Nós nem sabemos o que pedir, mas o próprio Espírito intercede por nós que, na esperança, já fomos salvos. Aos que Deus predestinou, também os chamou. Aos que chamou, justificou. E aos que tornou justos, também os glorificou.
1ª Leitura
Sabemos que a criação toda geme e sofre dores de parto até agora. E não somente ela, mas também nós, que possuímos os primeiros frutos do Espírito, gememos no íntimo, esperando a adoção, a libertação para o nosso corpo. Na esperança, nós já fomos salvos. Ver o que se espera já não é esperar: como se pode esperar o que já se vê? Mas, se esperamos o que não vemos, é na perseverança que o aguardamos. Do mesmo modo, também o Espírito vem em auxílio da nossa fraqueza, pois nem sabemos o que convém pedir; mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inefáveis. E aquele que sonda os corações sabe quais são os desejos do Espírito, pois o Espírito intercede pelos cristãos de acordo com a vontade de Deus. Sabemos que todas as coisas concorrem para o bem dos que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o projeto dele. Aqueles que Deus antecipadamente conheceu, também os predestinou a serem conformes à imagem do seu Filho, para que este seja o primogênito entre muitos irmãos. E aqueles que Deus predestinou, também os chamou. E aos que chamou, também os tornou justos. E aos que tornou justos, também os glorificou. (Rm 8,22-30)
Salmo ou Hino
Atenção, Senhor, meu Deus! Responde-me! Ilumina meus olhos, para que eu não adormeça na morte. Que meu inimigo não diga: «Eu o venci!» E meus opressores não exultem com meu fracasso. Quanto a mim, eu confio no teu amor! Meu coração exulta com a tua salvação. Vou cantar ao Senhor por todo o bem que ele me fez! (Sl 13,4-6)
Evangelho do dia
Jesus atravessava cidades e povoados, ensinando e prosseguindo caminho para Jerusalém. Alguém lhe perguntou: «Senhor, é verdade que são poucos aqueles que se salvam?» Jesus respondeu: «Façam todo o esforço possível para entrar pela porta estreita, porque eu lhes digo: muitos tentarão entrar, e não conseguirão. Uma vez que o dono da casa se levantar e fechar a porta, vocês vão ficar do lado de fora. E começarão a bater na porta, dizendo: ‘Senhor, abre a porta para nós!’ E ele responderá: ‘Não sei de onde são vocês’. E vocês começarão a dizer: ‘Nós comíamos e bebíamos diante de ti, e tu ensinavas em nossas praças!’ Mas ele responderá: ‘Não sei de onde são vocês. Afastem-se de mim, todos vocês que praticam injustiça!’ Então haverá aí choro e ranger de dentes, quando vocês virem Abraão, Isaac e Jacó junto com todos os profetas no Reino de Deus, e vocês jogados fora. Muita gente virá do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus. Vejam: há últimos que serão primeiros, e primeiros que serão últimos.» (Lc 13,22-30)
Vivendo a Palavra
Mais uma vez o Evangelho condena a religião de cultos bonitos, porém apenas formais e vazios. Não nos deve preocupar o número dos que se salvam, mas o centro dos nossos cuidados deve ser viver confiantes no Pai, praticando a Justiça e a misericórdia para com todos os irmãos. Isto é seguir o Caminho de Jesus de Nazaré.
Oração Final
Pai Santo, infunde-nos absoluta confiança em teus desígnios a nosso respeito. Queremos ser como a criança que se entrega aos cuidados de seu pai. Que o exemplo de Jesus de Nazaré – Ele passou pelo mundo fazendo o bem, até o sacrifício final – nos dê a coragem heroica para seguir o seu Caminho, em busca da Verdade e da Vida no teu Reino de Amor.
Amém.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.