meu dia em oração
Guarda-me, Deus, pois eu me abrigo em Ti
As Cartas a Timóteo foram escritas depois da morte de Paulo por um discípulo, revestido da autoridade do Apóstolo. Endereçadas a responsáveis pelas comunidades, elas foram muito importantes para que a Igreja mantivesse a unidade e o seu caráter universal.
1ª Leitura
Paulo, apóstolo de Jesus Cristo por ordem de Deus nosso Salvador e de Jesus Cristo nossa esperança, a Timóteo, meu verdadeiro filho na fé: graça, misericórdia e paz da parte de Deus Pai e de Jesus Cristo nosso Senhor. Agradeço àquele que me deu força, a Jesus Cristo nosso Senhor, que me considerou digno de confiança, tomando-me para o seu serviço, apesar de eu ter sido um blasfemo, perseguidor e insolente. Mas eu obtive misericórdia porque eu agia sem saber, longe da fé. Sim, Ele me concedeu com maior abundância a sua graça, junto com a Fé e o Amor que estão em Jesus Cristo. (1Tm 1,1-2.12-14)
Salmo ou Hino
Guarda-me, Deus, pois eu me abrigo em Ti. Eu digo ao Senhor: «Tu és o meu bem!» Senhor, minha parte na herança e minha taça, meu destino está em tuas mãos. Bendigo ao Senhor que me aconselha e, mesmo à noite, interiormente me instrui. Tenho o Senhor à minha frente sem cessar. Com Ele à minha direita, jamais vacilarei. Tu me ensinarás o caminho da Vida,. (Sl 16,1-2a.5.7-8.11)
Evangelho do dia
Jesus contou uma parábola aos discípulos: «Pode um cego guiar outro cego? Não cairão os dois num buraco? Nenhum discípulo é maior do que o Mestre; e todo discípulo bem formado será como o seu Mestre. Por que você fica olhando o cisco no olho do seu irmão, e não presta atenção na trave que há no seu próprio olho? Como é que você pode dizer ao seu irmão: ‘Irmão, deixe-me tirar o cisco do seu olho’, quando você não vê a trave no seu próprio olho? Hipócrita! Tire primeiro a trave do seu próprio olho, e então você enxergará bem, para tirar o cisco do olho do seu irmão.» (Lc 6,39-42)
Vivendo a Palavra
Viver o discipulado de Jesus é reconhecer que somos limitados e imperfeitos; é tomar consciência de que precisamos combater nossos pecados e vencer preconceitos, colocando-nos a serviço dos companheiros de caminhada com o desejo de aprender com eles e não com a pretensão de ensinar. É a humilde sabedoria que buscamos, cheios da esperança de alcançá-la.
Oração Final
Pai Santo, livra-nos da vaidade de saber muitas coisas, de nos colocarmos como mestres diante dos irmãos. Faze-nos humildes de coração e abertos para acolher as lições que a Vida nos ensina; capazes de descobrir a tua Presença em nós, nos irmãos e na História, através dos sinais dos tempos que vivemos. Por Jesus Cristo, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.