meu dia em oração
Guarda-me, Deus, pois eu me abrigo em Ti
Nesse tempo se levantará Miguel, o grande príncipe que protege o povo ao qual você pertence: será uma hora de grandes apertos, tais como jamais houvedesde que as nações começaram a existir, até o tempo atual. Então o seu povo será salvo, todos os que estiverem inscritos no livro. Muitos que dormem no pó despertarão: uns para a vida eterna, outros para a vergonha e a infâmia eternas. Os sábios brilharão como brilha o firmamento e os que ensinam a muitos a justiça brilharão para sempre como estrelas. (Dn 12,1-3)
1ª Leitura
Cada sumo sacerdote se apresenta diariamente para celebrar o culto e oferecer muitas vezes os mesmos sacrifícios, que são incapazes de eliminar os pecados. De fato, com uma só oferta Ele tornou perfeitos para sempre os que Ele santifica. E é isso que o Espírito Santo atesta; de fato, após ter dito: «Esta é a aliança que vou concluir com eles, depois daqueles dias, diz o Senhor: Eu colocarei minhas leis em seus corações e as imprimirei na sua mente, e não Me lembrarei mais dos seus pecados e de suas faltas.» Ora, quando os pecados já foram perdoados, não é mais preciso fazer ofertas pelos pecados. (Hb 10,11-14.18)
Salmo ou Hino
Guarda-me, Deus, pois eu me abrigo em Ti. Senhor, meu destino está em tuas mãos. Tenho o Senhor à minha frente sem cessar. Por isso meu coração se alegra, minhas entranhas exultam, e minha carne repousa em segurança; porque não me abandonarás no túmulo. Tu me ensinarás o caminho da vida, cheio de alegria e delícias em tua presença para sempre. (Sl 16,1a.5.8-11)
Evangelho do dia
Naquele tempo, Jesus ensinou a seus discípulos: «Nesses dias, depois da tribulação, o sol vai ficar escuro, a lua não brilhará mais, as estrelas começarão a cair do céu, e os poderes do espaço ficarão abalados. Então, eles verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens com grande poder e glória. Ele enviará os anjos dos quatro cantos da terra, e reunirá as pessoas que Deus escolheu, do extremo da terra ao extremo do céu. Aprendam, portanto, a parábola da figueira: quando seus ramos ficam verdes, e as folhas começam a brotar, vocês sabem que o verão está perto. Vocês também, quando virem acontecer essas coisas, fiquem sabendo que Ele está perto, já está às portas. Eu garanto a vocês: tudo isso vai acontecer antes que morra esta geração que agora vive. O céu e a terra desaparecerão, mas as minhas palavras não desaparecerão. Quanto a esse dia e a essa hora, ninguém sabe nada, nem os Anjos no céu, nem o Filho. Somente o Pai é quem sabe. (Mc 13,24-32)
Vivendo a Palavra
Já nos preparando para o encerramento do ano litúrgico no próximo domingo, o Evangelho nos alerta para observarmos os sinais dos tempos: assim como a natureza avisa a chegada das estações, também na nossa existência aparecem sinais que anunciam o retorno do Filho do Homem em sua glória. A nós compete estarmos vigilantes, em estado de oração. É a vida que flui.
Oração Final
Pai Santo, as novidades sedutoras do progresso obscurecem a consciência de que nossa passagem por esta existência é efêmera e fugaz. Ajuda-nos, amado Pai, a fazer de nossa vida o caminho para alcançarmos, juntos com toda a humanidade, o teu abraço eterno no Reino que tens preparado para nós. Por Jesus Cristo, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.