meu dia em oração
Grandes e maravilhosas são as tuas obras, Senhor!
Na liturgia de hoje ainda sentimos o clima da realeza do Cristo sobre o Universo: o salmo e a leitura proclamam a glória de Deus perante as nações. O Apocalipse nos prepara delicadamente para o Advento do Senhor, prestes a ser anunciado. É tempo de estarmos acordados e em oração.
1ª Leitura
Eu vi no céu outro sinal grande e maravilhoso: havia sete Anjos prontos com sete pragas. Estas eram as últimas pragas, pois com elas o furor de Deus ficará consumado. Vi também como que um mar de vidro misturado com fogo. Sobre esse mar, estavam de pé todos aqueles que venceram a Besta, a imagem dela e o número do nome da Besta. Os vencedores seguravam as harpas de Deus e entoavam o cântico de Moisés, o servo de Deus, e o cântico do Cordeiro: «Grandes e maravilhosas são as tuas obras, Senhor Deus Todo-Poderoso! Teus caminhos são justos e verdadeiros, Rei das nações! Quem não temeria, Senhor, e não glorificaria o teu Nome? Sim! Só Tu és Santo! Todas as nações virão ajoelhar-se diante de Ti, porque tuas justas decisões se tornaram manifestas!» (Ap 15,1-4)
Salmo ou Hino
Cantem para o Senhor um cântico novo, pois Ele fez maravilhas: sua direita e seu braço Santo Lhe deram a vitória. O Senhor revelou sua Justiça às nações. Lembrou-se do seu Amor e Fidelidade em favor da Casa de Israel. Terra inteira, aclame ao Senhor e dê gritos de alegria! Batam palmas os rios todos, e as montanhas gritem de alegria diante do Senhor, pois Ele vem para governar a terra. Ele governará o mundo com Justiça e os povos com Retidão. (Sl 98,1-3ab.7-9)
Evangelho do dia
Naquele tempo, Jesus continuava ensinando a seus discípulos: «Mas, antes que essas coisas aconteçam, vocês serão presos e perseguidos; entregarão vocês às sinagogas, e serão lançados na prisão; serão levados diante de reis e governadores, por causa do meu Nome. Isso acontecerá para que vocês deem testemunho. Portanto, tirem da cabeça a ideia de que vocês devem planejar com antecedência a própria defesa; porque Eu lhes darei palavras de sabedoria, de tal modo que nenhum dos inimigos poderá resistir ou rebater vocês. E vocês serão entregues até mesmo pelos próprios pais, irmãos, parentes e amigos. E eles matarão alguns de vocês. Vocês serão odiados por todos, por causa do meu Nome. Mas não perderão um só fio de cabelo. É permanecendo firmes que vocês irão ganhar a Vida!» (Lc 21,12-19)
Vivendo a Palavra
Nos versículos anteriores, Jesus anunciara a (imprevisível) destruição do Templo de Jerusalém. No texto que acabamos de ouvir, nosso Mestre adverte aos ouvintes que se propuserem a segui-Lo, que o seu caminho será áspero, sofrido, e passará pela cruz. Uma palavra oportuna de consolo e esperança para nós, a sua Igreja, que vivemos tempos de dor, de solidão, de menosprezo e de morte.
Oração Final
Pai querido, estendemos a Ti as nossas mãos, pedindo que nos lembres sempre – e, em especial, nestes momentos de angústia pelos quais estamos passando – do nosso dever de solidariedade com os irmãos de caminhada. Ajuda-nos a seguir o exemplo de vida e as palavras do Cristo, teu Filho Unigênito que se fez nosso Irmão em Jesus de Nazaré. Pelo mesmo Cristo Jesus, que contigo vive e reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.