meu dia em oração
Fiquem unidos a Mim, e Eu ficarei unido a vocês
Os fariseus convertidos eram tentados a trazer para a Igreja nascente as imposições rituais de sua religião original. Ainda não haviam compreendido que, ultrapassando os limites da letra da Lei, o Espírito os conduziria ao Reino do Amor a Deus e aos irmãos. Eram necessários barris novos para guardar e conservar o Vinho Novo.
1ª Leitura
Chegaram alguns homens da Judeia e doutrinavam os irmãos de Antioquia, dizendo: «Se não forem circuncidados, como ordena a Lei de Moisés, vocês não poderão salvar-se.» Isso provocou alvoroço e uma discussão muito séria deles com Paulo e Barnabé. Então ficou decidido que Paulo, Barnabé e mais alguns iriam a Jerusalém para tratar dessa questão com os apóstolos e anciãos. Com o apoio e solidariedade da igreja de Antioquia, eles atravessaram a Fenícia e a Samaria. Contaram sobre a conversão dos pagãos, e deram uma grande alegria a todos os irmãos. Quando chegaram a Jerusalém, foram acolhidos pela Igreja, pelos Apóstolos e Anciãos, e contaram as maravilhas que Deus tinha realizado por meio deles. Alguns daqueles que tinham pertencido ao partido dos fariseus e que haviam abraçado a fé intervieram, declarando que era preciso circuncidar os pagãos e mandar que eles observassem a Lei de Moisés. Então os apóstolos e os anciãos se reuniram para tratar desse assunto. (At 15,1-6)
Salmo ou Hino
Alegrei-me quando me disseram: «Vamos à Casa do Senhor!» Jerusalém é fundada como cidade bem compacta. Para ela sobem as tribos, para celebrar o Nome do Senhor. Desejem a Paz para Jerusalém: «Vivam seguros os que amam você, haja Paz dentro de seus muros!» Por meus irmãos eu digo: «A Paz esteja com você!» Pela casa do Senhor, desejo o bem a você. (Sl 122)
Evangelho do dia
Jesus continuava Se revelando aos discípulos: «Eu sou a verdadeira videira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que não dá fruto em Mim, o Pai o corta. Os ramos que dão fruto, Ele os poda para que deem mais fruto ainda. Vocês já estão limpos por causa da Palavra que Eu lhes falei. Fiquem unidos a Mim, e Eu ficarei unido a vocês. O ramo que não fica unido à videira não pode dar fruto. Vocês também não poderão dar fruto, se não ficarem unidos a Mim. Eu sou a videira, e vocês são os ramos. Quem fica unido a Mim, e Eu a ele, dará muito fruto, porque sem Mim vocês não podem fazer nada. Quem não fica unido a Mim será jogado fora como um ramo, e secará. Esses ramos são ajuntados, jogados no fogo e queimados. Se vocês ficam unidos a Mim e minhas palavras permanecem em vocês, peçam o que quiserem e será concedido a vocês. A glória de meu Pai se manifesta quando vocês dão muitos frutos e se tornam meus discípulos.» (Jo 15,1-8)
Vivendo a Palavra
Estamos unidos a Jesus como os ramos ao tronco. A seiva que corre no tronco alimenta os ramos. O mesmo Espírito que morava em Jesus nos anima e fortalece. Se produzir frutos for para nós motivo de alegria, jamais nos esqueçamos que tudo é dom de Deus (incluída a alegria…) e não existem razões para orgulho ou vanglória pessoal.
Oração Final
Pai Santo, ensina-nos a viver o Amor: Amor a Ti e aos irmãos. Amor criativo, gratuito, misericordioso e libertador – como foi o Amor de Jesus de Nazaré. Dá-nos discernimento e força, amado Pai, e assim viveremos para a glória do teu Nome Santo. Pelo mesmo Jesus Cristo, teu Filho e nosso Irmão, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.