meu dia em oração
Fiquem alegres, os nomes de vocês estão escritos no céu
Jó vivia na paz de uma vida justa, até que foi experimentado pelo sofrimento. Na dor, encontrou verdadeiramente o Senhor, a quem conhecia ‘apenas por ouvir dizer’. Procuremos nosso encontro com o Pai, para ao final dizermos agradecidos e alegres, como Jó: “Agora, sim, os meus olhos Te veem!”
1ª Leitura
Então Jó respondeu ao Senhor: «Eu reconheço que tudo podes e que nenhum dos teus projetos fica sem realização. Tu disseste: ‘Quem é esse que escurece os meus projetos com palavras sem sentido?’ Pois bem! Eu falei, sem entender, de maravilhas que superam a minha compreensão. Eu te conhecia só de ouvir. Agora, porém, os meus olhos te veem. Por isso, eu me retrato e me arrependo, sobre o pó e a cinza». E o Senhor abençoou a Jó, mais ainda do que antes. Ele possuía agora catorze mil ovelhas, seis mil camelos, mil juntas de bois e mil jumentas. Teve sete filhos e três filhas: a primeira chamava-se Rola, a segunda Cássia e a terceira Azeviche. Em toda a terra não havia mulheres mais belas do que as filhas de Jó. E o seu pai repartiu a herança entre elas e os irmãos delas. Depois disso, Jó viveu ainda cento e quarenta anos, e conheceu os seus filhos, netos e bisnetos. (Jó 42,1-3.5-6.12-16)
Salmo ou Hino
Ensina-me o bom senso, pois creio nos teus mandamentos. Senhor, eu sei que tuas normas são justas. Tudo existe conforme tuas normas. Eu sou teu servo, faze-me discernir os teus testemunhos. A descoberta das tuas palavras traz discernimento aos simples. Ilumina a tua face e ensina-me os teus estatutos. (Sl 119,66.71.75.91.125.130.135a)
Evangelho do dia
Os setenta e dois voltaram muito alegres, dizendo: «Senhor, até os demônios obedecem a nós por causa do teu nome.» Jesus respondeu: «Eu vi Satanás cair do céu como um relâmpago. Vejam: eu dei a vocês o poder de pisar em cima de cobras e escorpiões e sobre toda a força do inimigo, e nada poderá fazer mal a vocês. Contudo, não se alegrem porque os maus espíritos obedecem a vocês; antes, fiquem alegres porque os nomes de vocês estão escritos no céu.» Nessa hora, Jesus se alegrou no Espírito Santo, e disse: «Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. Meu Pai entregou tudo a mim. Ninguém conhece quem é o Filho, a não ser o Pai, e ninguém conhece quem é o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho quiser revelar.» E Jesus voltou-se para os discípulos, e lhes disse em particular: «Felizes os olhos que veem o que vocês veem. Pois eu digo a vocês que muitos profetas quiseram ver o que vocês estão vendo, e não puderam ver; quiseram ouvir o que vocês estão ouvindo, e não puderam ouvir.» (Lc 10,17-24)
Vivendo a Palavra
As coisas do Reino, escondidas dos sábios deste mundo, foram reveladas aos pequeninos. Este é o convite/advertência de Jesus para nós. Não nos façamos presunçosos doutores, mas tornemo-nos crianças dóceis e nos lancemos cheios de confiança nos braços do Pai Misericordioso. É assim que veremos aquilo que muitos profetas quiseram ver, mas não viram.
Oração Final
Pai Santo, nós te oferecemos, com a nossa fé pequenina, o nosso profundo desejo de crer e o carinho filial. Envia-nos o teu Espírito! Ajuda-nos a acolher a Boa Notícia da presença do teu Reino de Amor em nós e nos mantém sempre preparados para partilhá-la com os peregrinos desta vida. Por Jesus Cristo, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.