meu dia em oração
Fiquem alegres!
Grite de contentamento, filha de Sião! Alegre-se, Israel! Fique alegre e exulte de todo o coração, ó filha de Jerusalém! O Senhor mudou a sentença que tinha contra você, eliminou seu inimigo. O Senhor está no meio de você. E você nunca mais verá a desgraça. Nesse dia, será dito a Jerusalém: Não tenha medo, Sião! Não se acovarde! O seu Deus, o valente libertador, está no meio de você. Por causa de você, Ele está contente e alegre e renova o seu amor por você; está dançando de alegria por sua causa, como em dias de festa. (Sf 3,14-18a)
1ª Leitura
Fiquem sempre alegres no Senhor! Repito: fiquem alegres! Que a bondade de vocês seja notada por todos. O Senhor está próximo. Não se inquietem com nada. Apresentem a Deus todas as necessidades de vocês através da oração e da súplica, em ação de graças. Então a paz de Deus, que ultrapassa toda compreensão, guardará em Jesus Cristo os corações e pensamentos de vocês. (Fl 4,4-7)
Salmo ou Hino
Sim, Deus é a minha salvação! Eu confio e nada tenho a temer, porque minha força é Ele. Com alegria vocês todos poderão beber água nas fontes da salvação. E nesse dia, vocês dirão: «Agradeçam a Deus, proclamem que seu nome é sublime; que toda a terra reconheça. Gritem de alegria, moradores de Sião, pois o Santo de Israel é grande no meio de vocês». (Is 12,2-6)
Evangelho do dia
As multidões perguntavam a João: «O que é que devemos fazer?» Ele respondia: «Quem tiver duas túnicas, dê uma a quem não tem. E quem tiver comida, faça a mesma coisa.» Alguns cobradores de impostos também foram para ser batizados, e perguntaram: «Mestre, o que devemos fazer?» João respondeu: «Não cobrem nada além da taxa estabelecida.» Alguns soldados também perguntaram: «E nós, o que devemos fazer?» Ele respondeu: «Não maltratem ninguém; não façam acusações falsas, e fiquem contentes com o salário de vocês.» O povo estava esperando o Messias. E todos perguntavam a si mesmos se João não seria o Messias. Por isso, João declarou a todos: «Eu batizo vocês com água. Mas vai chegar alguém mais forte do que eu. E eu não sou digno nem sequer de desamarrar a correia das sandálias dele. Ele é quem batizará vocês com o Espírito Santo e com fogo. Ele terá na mão uma pá; vai limpar sua eira, e recolher o trigo no seu celeiro; mas a palha ele vai queimar no fogo que não se apaga.» João anunciava a Boa Notícia ao povo de muitos outros modos. (Lc 3,10-18)
Vivendo a Palavra
João Batista lembrava àqueles que o procuravam para o batismo, os deveres de seu estado. O viver humano honrado, discreto, generoso e atento aos irmãos deve ser a base sobre a qual assentamos a vivência da nossa fé, procurando seguir Jesus de Nazaré e dando testemunho da presença do Reino do Céu dentro de nós.
Oração Final
Pai Santo, nós nos lembramos hoje que, no caminho de nossa vida, assim como neste Advento, há espaço para a alegria verdadeira, aquela que flui da certeza de sermos amados por Ti, que nos deste o dom maior: o Cristo Jesus, teu Filho Unigênito que se fez nosso Irmão e contigo vive e reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.