meu dia em oração
Festa dos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael
Aconteceu então uma batalha no céu: Miguel e seus Anjos guerrearam contra o Dragão. O Dragão foi derrotado. Esse Dragão é a antiga Serpente, chamado Diabo ou Satanás. É aquele que seduz todos os habitantes da terra. Ouvi, então, uma voz forte no céu, proclamando: «Agora realizou-se a salvação e a autoridade do Cristo.» (Ap 12,7-12a)
Salmo ou Hino
Eu te agradeço, Senhor, de todo o meu coração. Quando gritei, me ouviste, e aumentaste a força em minha alma. Todos os reis da terra te agradeçam, Senhor, pois eles ouvem as promessas de tua boca. Quando eu caminho entre perigos, tu me conservas a vida. O Senhor fará tudo por mim. Senhor, o teu amor é para sempre! Não abandones a obra de tuas mãos! (Sl 138,1-5)
1ª Leitura
Eu continuava olhando: tronos foram instalados e um Ancião se assentou, vestido de veste branca como a neve, cabelos claros como a lã. O seu trono era como labaredas de fogo, com rodas de fogo em brasa. Um rio de fogo brotava da frente dele. Milhares e milhares o serviam e milhões estavam às suas ordens. Começou a sessão e os livros foram abertos. Em imagens noturnas, tive esta visão: entre as nuvens do céu vinha alguém como um filho de homem. Chegou até perto do Ancião e foi levado à sua presença. Foi-lhe dado poder, glória e reino, e todos os povos, nações e línguas o serviram. O seu poder é um poder eterno, que nunca lhe será tirado. E o seu reino é tal que jamais será destruído. (Dan 7,9-10.13-14)
Evangelho do dia
Jesus viu Natanael aproximar-se e comentou: «Eis aí um israelita verdadeiro, sem falsidade.» Natanael perguntou: «De onde me conheces?» Jesus respondeu: «Antes que Filipe chamasse você, eu o vi quando você estava debaixo da figueira.» Natanael respondeu: «Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o rei de Israel!» Jesus disse: «Você está acreditando só porque eu lhe disse: ‘Vi você debaixo da figueira’? No entanto, você verá coisas maiores do que essas.» E Jesus continuou: «Eu lhes garanto: vocês verão o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem.» (Jo 1,47-51)
Vivendo a Palavra
A lembrança dos Arcanjos – mensageiros de Deus – deve nos tornar atentos às diversas manifestações do Senhor. Ele mesmo, que se comunicara pelos patriarcas e profetas, manifestou-se no próprio Filho, Jesus Cristo, e hoje nos fala através da Igreja, dos irmãos e dos sinais dos tempos.
Oração Final
Pai Santo, dá-nos ouvidos atentos e coração puro para escutar e compreender a tua Mensagem. E mais, dá-nos coragem para vivê-la. Que ela seja para nós a Boa Notícia da proximidade do teu Reino, que nos foi trazida por Jesus Cristo, teu Filho e nosso Irmão, que contigo vive e reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.