meu dia em oração
Festa de São José, patrono da Família e da Igreja
O Senhor falou a Natã: «Vá dizer a Davi, meu servo: Quando esgotar seus dias, eu exaltarei a sua descendência e firmarei sua realeza. Ele é que vai construir uma Casa para o meu Nome e eu estabelecerei o Trono real dele para sempre.». (2Sm 7,4-5a.12-14a.16)
1ª Leitura
Não por causa da Lei, mas por causa da Justiça da Fé, que a Promessa de receber o mundo em herança foi feita a Abraão ou à sua descendência. A Herança, portanto, vem através da Fé, para que seja gratuita e para que a Promessa seja garantida a toda a descendência, não só à descendência segundo a Lei, mas também à descendência segundo a Fé de Abraão, que é o pai de todos nós. Esperando contra toda esperança, Abraão acreditou e tornou-se o pai de muitas nações, conforme foi dito a ele: «Assim será a sua descendência.» Eis o motivo pelo qual isso lhe foi creditado como Justiça. (Rm 4,13.16.18.22)
Salmo ou Hino
Cantarei o Amor do Senhor, anunciarei sua Fidelidade. «Vou estabelecer sua descendência para sempre, e de geração em geração vou construir um trono para você». Porque o Senhor é o nosso escudo, o Santo de Israel. Ele me invocará: ‘Tu és o meu pai, o meu Deus e o meu rochedo salvador!’ Sua descendência será perpétua e o seu trono, como o sol à minha frente. (Sl 89,2-5.19.27.37)
Evangelho do dia
Jacó foi o pai de José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Messias. A origem de Jesus, o Messias, foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. José, seu marido, era justo. Não queria denunciar Maria, e pensava em deixá-la, sem ninguém saber. Enquanto José pensava nisso, o Anjo do Senhor lhe apareceu em sonho, e disse: «José, filho de Davi, não tenha medo de receber Maria como esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e você lhe dará o nome de Jesus, pois Ele vai salvar o seu povo dos seus pecados.» Quando acordou, José fez conforme o Anjo do Senhor tinha mandado e acolheu sua esposa. (Mt 1,16.18-21)
Vivendo a Palavra
O Evangelho não registra palavra alguma do casto carpinteiro. José participou em silêncio, como mostra o texto de hoje, do grande Mistério da Encarnação do Verbo. Ao lado de Maria e do Divino Menino, José construiu nosso modelo de família – lugar onde a fraternidade acontece e é o berço natural para o crescimento do Cristo, que quer morar nos nossos corações.
Oração Final
Pai nosso, que és o nosso Deus e Rochedo Salvador! Tu, que entregaste o Filho amado, feito humano no Menino Jesus, aos cuidados de José, dá-nos força e coragem para imitar as virtudes que nosso santo Padroeiro encarnou: humildade, silêncio, entrega incondicional da vida nas tuas Mãos, coragem para superar preconceitos e dedicação sem medidas à causa do teu Reino de Amor. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.