meu dia em oração
Festa de Santa Teresa de Jesus
Na leitura, Paulo quer mostrar aos romanos que a herança prometida a Abraão é bem mais abrangente do que faziam supor os filhos de Israel: era universal, pois, esperando contra toda esperança, Abraão acreditou e tornou-se o pai de muitas nações.
Salmo ou Hino
Descendência de Abraão, seu servo, filhos de Jacó, seu escolhido! O nosso Deus é o Senhor, ele governa a terra inteira. Ele se lembra para sempre da sua aliança, da palavra empenhada por mil gerações. Da aliança que selou com Abraão, do juramento feito a Isaac: fez seu povo sair com alegria, e seus eleitos com gritos jubilosos. (Sl 105,6-9.42-43)
1ª Leitura
Não por causa da Lei, mas por causa da justiça da fé, que a promessa de receber o mundo em herança foi feita a Abraão ou à sua descendência. A herança, portanto, vem através da fé, para que seja gratuita e para que a promessa seja garantida a toda a descendência, não só à descendência segundo a Lei, mas também à descendência segundo a fé de Abraão, que é o pai de todos nós. De fato, a Escritura diz: «Eu constituí você pai de muitas nações.» Abraão é o nosso pai diante daquele no qual ele acreditou, o Deus que faz os mortos viverem e que chama à existência aquilo que não existe. Esperando contra toda esperança, Abraão acreditou e tornou-se o pai de muitas nações, conforme foi dito a ele: «Assim será a sua descendência.» (Rm 4,13.16-18)
Evangelho do dia
«Eu digo a vocês: todo aquele que der testemunho de mim diante dos homens, o Filho do Homem também dará testemunho dele diante dos anjos de Deus. Mas, aquele que me renegar diante dos homens, será renegado diante dos anjos de Deus. Todo aquele que disser alguma coisa contra o Filho do Homem, será perdoado. Mas, quem blasfemar contra o Espírito Santo, não será perdoado. Quando introduzirem vocês diante das sinagogas, magistrados e autoridades, não fiquem preocupados como ou com que vocês se defenderão, ou o que dirão. Pois, nessa hora o Espírito Santo ensinará o que vocês devem dizer.» (Lc 12,8-12)
Vivendo a Palavra
A nós, discípulos missionários de Jesus que somos a sua Igreja, Ele delegou a missão de continuar anunciando o Reino de Deus, que foi o motivo da sua vida e razão da sua morte. Mas que o façamos como testemunhas, como quem experimenta a presença do Pai na sua vida e não como quem apenas ouviu falar dele.
Oração Final
Pai Santo, tu deste a Teresa d’Ávila, a amada Tereza de Jesus, força e coragem para viver e testemunhar aos irmãos a presença em nós do teu Reino de Amor. Dá também à tua Igreja – nós te pedimos, Pai Querido! – as mesmas força e coragem para seguir o exemplo de Teresa no exercício da nossa missão evangelizadora. Por Jesus Cristo, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.