meu dia em oração
Festa de Santa Mônica – Pai, eu bendigo o teu Nome eternamente.
A memória do dia ressalta o valor da oração. A mãe que ora, implorando pela conversão do filho amado – esta é a história de Santa Mônica. As lágrimas e suplicas maternas, levaram Agostinho (de quem celebraremos a festa litúrgica amanhã) à conversão ao Caminho de Jesus, tornando-se grande Bispo e Doutor da Igreja.
1ª Leitura
Paulo, apóstolo de Jesus Cristo por vontade e chamado de Deus, e o irmão Sóstenes, à igreja de Deus que está em Corinto. Dirigimo-nos àqueles que foram santificados em Jesus Cristo e chamados a ser santos, juntamente com todos os que invocam em todo lugar o nome de nosso Senhor Jesus Cristo. Graça e paz a vocês da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo. Sem cessar, agradeço a Deus por causa de vocês, em vista da graça de Deus que lhes foi concedida em Jesus Cristo. Pois em Jesus é que vocês receberam todas as riquezas, tanto da palavra quanto do conhecimento. Na verdade, o testemunho de Cristo tornou-se firme em vocês, a tal ponto que não lhes falta nenhum dom. É Ele que também os fortalecerá até o fim, para que vocês não sejam acusados no Dia de nosso Senhor Jesus Cristo. O Deus que chamou vocês para a comunhão com o seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor, Ele é fiel. (1Cor 1,1-9)
Salmo ou Hino
Eu Te exalto, meu Deus, meu Rei, e bendigo o teu Nome para sempre e eternamente. Tua fama é esplendor de glória: eu cantarei o relato das tuas maravilhas. O Senhor é piedade e compaixão, lento para a cólera e cheio de amor. Teu reino é reino para os séculos todos, e teu governo para gerações e gerações. O Senhor é justo em seus caminhos todos, e fiel em todas as suas obras. Ele está perto de todos aqueles que O invocam sinceramente. Minha boca pronuncie o louvor do Senhor, e todo ser vivo bendiga seu Nome Santo, para sempre e eternamente! (Sl 145,1b-7)
Evangelho do dia
<Evangelho do dia>
Naquele tempo, Jesus advertiu aos seus discípulos: «Portanto, fiquem vigiando! Porque vocês não sabem em que dia virá o Senhor de vocês. Compreendam bem isto: se o dono da casa soubesse a que horas viria o ladrão, certamente ficaria vigiando, e não deixaria que a sua casa fosse arrombada. Por isso, também vocês estejam preparados. Porque o Filho do Homem virá na hora em que vocês menos esperarem. Qual é o empregado fiel e prudente? É aquele que o Senhor colocou como responsável pelos outros empregados, para dar comida a eles na hora certa. Feliz o empregado cujo senhor o encontrar fazendo assim quando voltar. Eu garanto a vocês: ele colocará tal empregado à frente de todos os seus bens. Mas, se for um mau empregado, pensará: ‘Meu senhor está demorando’. Então começará a bater nos companheiros, a comer e a beber com os bêbados. O senhor desse empregado virá num dia em que ele não espera, e numa hora que ele não conhece. Então o senhor o cortará em pedaços, e o fará participar da mesma sorte dos hipócritas. Aí haverá choro e ranger de dentes.» (Mt 24,42-51)
Vivendo a Palavra
Jesus recomenda a vigilância permanente. Mas, em que consiste tal vigilância? A resposta vem logo em seguida: certamente vigiar não é ficar parado, esperando assentado preguiçosamente, satisfeito com o já realizado; vigiar é agir como o empregado fiel que cumpre a sua obrigação, mesmo longe da presença constrangedora do patrão; é cuidar dos irmãos e companheiros de caminhada com zelo e carinho constantes.
Oração Final
Pai, que és misericordioso, ensina-nos a perseverar no cumprimento da missão de acolher os nossos irmãos mais necessitados e cuidar da Natureza – reconhecendo que os irmãos e a Natureza são presentes que nos ofereces com todo Amor paterno/maternal. Concede-nos participar da tua delicadeza e da tua gratuidade. Por Jesus, o Cristo teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.