meu dia em oração
Festa de Santa Marta – “Pai, conduze-nos pelos Caminhos do Amor!”
Marta, muitas vezes lembrada como a dona de casa diligente que questiona a irmã, Maria, para ajudá-la no labor doméstico, é a mesma discípula que faz a belíssima confissão eternizada no Evangelho de hoje: «Sim, Senhor. Eu acredito que Tu és o Messias, o Filho de Deus que devia vir a este mundo.»
1ª Leitura
Amados, amemo-nos uns aos outros, pois o Amor vem de Deus. E todo aquele que ama, nasceu de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é Amor. Nisto se tornou visível o Amor de Deus entre nós: Deus enviou o seu Filho único a este mundo, para dar-nos a Vida por meio dele. E o Amor consiste no seguinte: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi Ele que nos amou, e nos enviou o seu Filho como vítima expiatória por nossos pecados. Amados, se Deus nos amou a tal ponto, também nós devemos amar-nos uns aos outros. Ninguém jamais viu Deus. Se nos amamos uns aos outros, Deus está conosco, e o seu Amor se realiza completamente entre nós. Nisto reconhecemos que permanecemos com Deus, e Ele conosco: Ele nos deu o seu Espírito. E nós vimos e testemunhamos que o Pai enviou o seu Filho como Salvador do mundo. Quando alguém confessa que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece com ele, e ele com Deus. E nós reconhecemos o Amor que Deus tem por nós e acreditamos nesse Amor. Deus é Amor: quem permanece no Amor permanece em Deus, e Deus permanece nele. (1Jo 4,7-16)
Salmo ou Hino
Vou bendizer ao Senhor o tempo todo, seu louvor estará sempre em minha boca. Repitam comigo: O Senhor é grande! Juntos exaltemos o seu Nome. Provem e vejam como o Senhor é Bom: feliz o homem que nele se abriga. Filhos, cheguem perto e me escutem: vou ensinar a vocês o temor do Senhor. Quem de vocês não deseja a Vida? Quem não quer vida longa para prosperar? Então guardem a língua de falar mal e os lábios de dizer mentiras. Evitem o mal e pratiquem o bem, e sem descanso procurem a paz. (Sl 34,2-11)
Evangelho do dia
Naquele dia, muitos judeus tinham ido à casa de Marta e Maria para as consolar por causa do irmão. Quando Marta ouviu que Jesus estava chegando, foi ao encontro dele. Maria, porém, ficou sentada em casa. Então Marta disse a Jesus: «Senhor, se estivesses aqui, meu irmão não teria morrido. Mas ainda agora eu sei: tudo o que pedires a Deus, Ele Te dará.» Jesus disse: «Seu irmão vai ressuscitar.» Marta disse: «Eu sei que ele vai ressuscitar na ressurreição, no último dia.» Jesus disse: «Eu Sou a ressurreição e a Vida. Quem acredita em Mim, mesmo que morra, viverá. E todo aquele que vive e acredita em Mim, não morrerá para sempre. Você acredita nisso?» Ela respondeu: «Sim, Senhor. Eu acredito que Tu és o Messias, o Filho de Deus que devia vir a este mundo.» (Jo 11,19-27)
Vivendo a Palavra
No Evangelho, em sua Primeira Carta (que ouvimos hoje), e em todos os seus demais escritos, João fala sempre do seu tema predileto: Deus é Amor. E de tal forma o Pai nos amou, que entregou seu Filho Unigênito para que, todo aquele que nele crê não morra, mas tenha a Vida Eterna. Esta é a síntese de toda a História Sagrada, resumo de tudo em que cremos e esperamos.
Oração Final
Pai, que tanto nós queremos, conduze-nos por teus Caminhos, que são os Caminhos do Amor. Faze de nós, a Igreja de Jesus, sinais e instrumentos de Paz, de Justiça, de Fraternidade e de Compaixão. Que nós, sentindo-nos como Povo amado e eleito, sejamos sinais da presença do teu Reino nesta Terra cheia de encantos. Pelo mesmo Jesus Cristo, teu Filho que se fez nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.