meu dia em oração
Festa de Santa Maria Madalena
Em meu leito, pela noite, procurei o amado da minha alma e não encontrei! Vou levantar-me, vou rondar pelas ruas, procurando o amado da minha alma… Encontraram-me os guardas que rondavam a cidade: «Vocês viram o amado da minha alma?» (Ct 3,1-4a)
Salmo ou Hino
Ó Deus, minha alma tem sede de ti, como terra sem água. Sim, eu te contemplava, vendo a tua glória. Teu amor vale mais do que a vida: meus lábios te louvarão. Vou bendizer-te por toda a vida, e ao teu nome levantar as mãos. Quanto aos que me querem destruir, irão todos para as profundezas da terra. (Sl 63)
1ª Leitura
O amor de Cristo é que nos impulsiona, quando consideramos que um só morreu por todos, e consequentemente todos morreram. Ora, Cristo morreu por todos, e assim, aqueles que vivem, já não vivem para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. Por isso, doravante não conhecemos mais ninguém pelas aparências. Mesmo que tenhamos conhecido Cristo segundo as aparências, agora já não o conhecemos assim. Se alguém está em Cristo, é nova criatura. As coisas antigas passaram; eis que uma realidade nova apareceu. (2Cor 5,14-17)
Evangelho do dia
No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus bem de madrugada, quando ainda estava escuro. Ela viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo. Então saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo que Jesus amava. E disse para eles: «Tiraram do túmulo o Senhor, e não sabemos onde o colocaram.» Maria tinha ficado fora, chorando junto ao túmulo. Enquanto ainda chorava, inclinou-se e olhou para dentro do túmulo. Viu então dois anjos vestidos de branco, sentados onde o corpo de Jesus tinha sido colocado, um na cabeceira e outro nos pés. Então os anjos perguntaram: «Mulher, por que você está chorando?» Ela respondeu: «Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o colocaram.» Depois de dizer isso, Maria virou-se e viu Jesus de pé; mas não sabia que era Jesus. E Jesus perguntou: «Mulher, por que você está chorando? Quem é que você está procurando?» Maria pensou que fosse o jardineiro, e disse: «Se foi o senhor que levou Jesus, diga-me onde o colocou, e eu irei buscá-lo.» Então Jesus disse: «Maria.» Ela virou-se e exclamou em hebraico: «Rabuni!» (que quer dizer: Mestre). Jesus disse: «Não me segure, porque ainda não voltei para o Pai. Mas vá dizer aos meus irmãos: ‘Subo para junto do meu Pai, que é Pai de vocês, do meu Deus, que é o Deus de vocês.’» Então Maria Madalena foi e anunciou aos discípulos: «Eu vi o Senhor.» E contou o que Jesus tinha dito. (Jo 20,1-2.11-18)
Vivendo a Palavra
Paulo nos diz em sua carta que ‘as coisas antigas passaram; eis que uma realidade nova apareceu’. Essa realidade – a Ressurreição – é pessoal e sempre surpreendente para cada um de nós. Maria a experimentou ao ouvir o seu nome dito pelo Mestre. Como Jesus manifesta sua Presença junto a nós e qual tem sido a nossa reação?
Oração Final
Pai Santo, mantém-nos atentos aos sinais de tua Presença paterno-maternal em nossa vida e nos inspira para que a anunciemos com entusiasmo ao mundo. Ensina-nos, Pai Querido, a encontrar-te em Jesus, o Cristo, o teu Filho Unigênito que nos deste como Irmão e, ressuscitado, contigo vive e reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.