meu dia em oração
Festa de S. João, apóstolo e evangelista.
O início da primeira carta de João, que lemos hoje, é um dos testemunhos mais impressionantes de toda a Escritura. Ele não fala de Jesus por ouvir dizer, mas porque seus olhos contemplaram a Palavra que é a Vida!
1ª Leitura
Aquilo que existia desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com nossos olhos, o que contemplamos e o que nossas mãos apalparam: falamos da Palavra, que é a Vida. Porque a Vida se manifestou, nós a vimos, dela damos testemunho, e lhes anunciamos a Vida Eterna. Ela estava voltada para o Pai e se manifestou a nós. Isso que vimos e ouvimos, nós agora o anunciamos a vocês, para que vocês estejam em comunhão conosco. E a nossa comunhão é com o Pai e com o seu Filho Jesus Cristo. Essas coisas, escrevemos para vocês, a fim de que a nossa alegria seja completa. (1Jo 1,1-4)
Salmo ou Hino
O Senhor é Rei! A terra exulta, e as ilhas ficam alegres! Trevas e Nuvens o envolvem, Justiça e Direito sustentam seu trono. Relâmpagos deslumbram o mundo e a terra estremece. O céu anuncia sua justiça, e povos contemplam sua glória. Sião ouve e se alegra, e as cidades de Judá exultam por tuas sentenças, ó Senhor. Justos, alegrem-se e celebrem sua memória! (Sl 97)
Evangelho do dia
Então Maria saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo que Jesus amava. E disse para eles: «Tiraram do túmulo o Senhor, e não sabemos onde o colocaram.» Então Pedro e o outro discípulo saíram e foram ao túmulo. Os dois corriam juntos. Mas o outro discípulo correu mais depressa do que Pedro, e chegou primeiro ao túmulo. Inclinando-se, viu os panos de linho no chão, mas não entrou. Então Pedro, que vinha correndo atrás, chegou também e entrou no túmulo. Viu os panos de linho estendidos no chão e o sudário que tinha sido usado para cobrir a cabeça de Jesus. Mas o sudário não estava com os panos de linho no chão; estava enrolado num lugar à parte. Então o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo, entrou também. Ele viu e acreditou. (Jo 20,2-8)
Vivendo a Palavra
Aqui se reúnem três das figuras mais próximas de Jesus: Maria (a que muito amou porque muito lhe foi perdoado), Pedro (que poucos dias depois confessaria três vezes o seu amor) e João (o discípulo que o Senhor amava). Sente-se no relato a solidariedade entre os três e a expectativa de alguma coisa extraordinária que estava acontecendo: a última palavra já não será morte, mas Ressurreição!
Oração Final
Pai Santo, o ‘outro discípulo’ viu e acreditou. Aumenta a nossa fé! Queremos viver o teu Reinado de Amor – que não virá com sinais exteriores, porque sabemos que está dentro de nós – e testemunhá-lo perante os irmãos. Por Jesus Cristo, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo. Amém.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.