meu dia em oração
Festa de Nossa Senhora Rainha: modelo de discípula e mãe
Enquanto Isaías canta o nascimento do Menino – o Filho que nos foi dado! – nós lembramos aquela em cujo ventre esse mesmo Menino, o Príncipe da Paz, se formou: Maria, nossa Rainha, que se fez escrava do Senhor. Modelo para a Igreja e para todos os cristãos. Ave Maria, cheia de Graça!
1ª Leitura
O povo que andava nas trevas viu uma grande Luz, e uma Luz brilhou para os que habitavam um país tenebroso. Multiplicaste o povo, aumentaste o seu prazer. Vão alegrar-se diante de Ti, como na alegria da colheita, como no prazer dos que repartem despojos de guerra. Porque, como no dia de Madiã, quebraste a canga de suas cargas, a vara que batia em suas costas e o bastão do capataz de trabalhos forçados. Porque toda bota que pisa com barulho e toda capa empapada de sangue serão queimadas, devoradas pelas chamas. Porque nasceu para nós um Menino, um Filho nos foi dado: sobre o seu ombro está o manto real, e Ele se chama «Conselheiro Maravilhoso», «Deus Forte», «Pai para sempre», «Príncipe da Paz». Grande será o seu domínio, a paz não terá fim sobre o trono de Davi e seu reino, firmado e reforçado com o direito e a justiça, desde agora e para sempre. O zelo do Senhor dos exércitos é quem realizará isso. (Is 9,1-6)
Salmo ou Hino
Aleluia! Seja bendito o Nome do Senhor, desde agora e para sempre. O Senhor se eleva sobre todos os povos, sua glória está acima do céu! Quem é igual ao Senhor nosso Deus? Ele ergue da poeira o fraco e tira do lixo o indigente, fazendo-o sentar-se ao lado dos príncipes do seu povo. Ele faz a estéril sentar-se em sua casa, como alegre mãe de filhos. Aleluia! (Sl 113,1-8)
Evangelho do dia
No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré. Foi a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José, que era descendente de Davi. E o nome da virgem era Maria. O anjo entrou onde ela estava, e disse: «Alegre-se, cheia de graça! O Senhor está com você!» Ouvindo isso, Maria ficou preocupada, e perguntava a si mesma o que a saudação queria dizer. O anjo disse: «Não tenha medo, Maria, porque você encontrou graça diante de Deus. Eis que você vai ficar grávida, terá um Filho, e dará a Ele o nome de Jesus. Ele será grande, e será chamado Filho do Altíssimo. E o Senhor dará a Ele o trono de seu pai Davi, e Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó. E o seu reino não terá fim.» Maria perguntou ao anjo: «Como vai acontecer isso, se não vivo com nenhum homem?» O anjo respondeu: «O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com sua sombra. Por isso, o Santo que vai nascer de você será chamado Filho de Deus. Olhe a sua parenta Isabel: apesar da sua velhice, ela concebeu um filho. Aquela que era considerada estéril, já faz seis meses que está grávida. Para Deus nada é impossível.» Maria disse: «Eis a escrava do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra.» E o anjo a deixou. (Lc 1,26-38)
Vivendo a Palavra
Maria nos ensina que devemos estar sempre atentos aos sinais de Deus. Mesmo perplexa diante do anúncio da concepção do Verbo de Deus em seu seio virginal, ela não vacila e se declara escrava do Senhor. Digamos com ela: “Faça-se em nós segundo a tua Palavra, amado Pai!”
Oração Final
Pai Santo, que nos deste Maria, a Mãe de Jesus, como nossa Mãe, ilumina-nos para que a adotemos como exemplo para a nossa existência. Seguindo Maria, estaremos bem perto do Cristo, teu filho que se fez nosso irmão, pelos caminhos deste mundo encantado, já concretizando aqui, embora ainda não na sua plenitude, os sinais do teu Reino de Amor.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.