meu dia em oração
Festa de Nossa Senhora de Guadalupe
Vários Papas honraram Nossa Senhora de Guadalupe em nome da Igreja. João Paulo II visitou seu Santuário três vezes. Em sua primeira viagem como Papa, em 1979, ele ajoelhou-se diante da imagem e dirigiu-se a Ela como a ‘Mãe das Américas’. Agradeçamos ao Pai a dádiva de Maria, a nossa Mãe!
1ª Leitura
Quando, porém, chegou a plenitude do tempo, Deus enviou o seu Filho. Ele nasceu de uma mulher, submetido à Lei para resgatar aqueles que estavam submetidos à Lei, a fim de que fôssemos adotados como filhos. A prova de que vocês são filhos é o fato de que Deus enviou aos nossos corações o Espírito do seu Filho que clama: Abba, Pai! Portanto, você já não é escravo, mas filho; e se é filho, é também herdeiro por vontade de Deus. (Gl 4,4-7)
Salmo ou Hino
Cantem para o Senhor um cântico novo! Cantem, anunciem sua glória entre as nações! Famílias dos povos, aclamem ao Senhor! Adorem ao Senhor no seu átrio sagrado. Terra inteira, trema na presença do Senhor! Digam às nações: o Senhor é Rei! Ele governa os povos com retidão. Que tudo o que existe e as árvores da selva gritem de alegria diante do Senhor, pois Ele vem para governar a terra com justiça, e as nações com fidelidade. (Sl 96)
Evangelho do dia
Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, às pressas, a uma cidade da Judeia. Entrou na casa de Zacarias, e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança se agitou no seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Com um grande grito exclamou: «Você é bendita entre as mulheres, e é bendito o fruto do seu ventre! Como posso merecer que a mãe do meu Senhor venha me visitar? Logo que a sua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança saltou de alegria no meu ventre. Bem-aventurada aquela que acreditou, porque vai acontecer o que o Senhor lhe prometeu.» Então Maria disse: «Minha alma proclama a grandeza do Senhor, meu espírito se alegra em Deus, meu salvador.» (Lc 1,39-47)
Vivendo a Palavra
Temos muito a aprender com Maria: a disponibilidade de ir ‘às pressas’ para servir; a humildade e a coragem de aceitar os acontecimentos inexplicáveis da vida, confiando no Amor do Pai Misericordioso; e o espírito que se alegrava, louvando a Deus, seu Salvador.
Oração Final
Pai Santo, a contemplação do Mistério da Encarnação de teu Filho nos leva a buscar em Maria o nosso modelo de seguidores de Jesus. Que, juntos com ela, nós proclamemos, Pai querido, a tua grandeza; e o nosso espírito se alegre em Ti, como nosso Criador, Redentor e Santificador. Pelo mesmo Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.