meu dia em oração
Festa da Santíssima Trindade: estamos em paz com Deus, por meio de Cristo
Fala a Sabedoria: «O Senhor me produziu como primeiro fruto de sua obra, no começo de seus feitos antigos. Fui estabelecida desde a eternidade, desde o princípio, antes que a terra começasse a existir. Fui gerada antes que existissem as fontes de água e que as montanhas e colinas fossem implantadas, quando o Senhor ainda não tinha feito a terra e a erva, nem os primeiros elementos do mundo. Quando Ele fixava o céu e traçava a abóbada sobre o oceano, eu aí estava. Eu me achava presente quando Ele condensava as nuvens no alto e fixava as fontes do oceano; quando punha um limite para o mar, de modo que as águas não ultrapassassem a praia; e também quando assentava os fundamentos da terra. Eu estava junto com Ele, como mestre-de-obras. Eu era o seu encanto todos os dias, e brincava o tempo todo em sua presença; brincava na superfície da terra e me deliciava com a humanidade.» (Pr 8,22-31)
1ª Leitura
Assim, justificados pela fé, estamos em paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. Por meio dele e através da fé, nós temos acesso à graça, na qual nos mantemos e nos gloriamos, na esperança da glória de Deus. E não só isso. Nós nos gloriamos também nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a perseverança, a perseverança produz a fidelidade comprovada, e a fidelidade comprovada produz a esperança. E a esperança não engana, pois o Amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. (Rm 5,1-5)
Salmo ou Hino
Senhor, como é poderoso o teu nome em toda a terra! Quando contemplo o céu, obra de teus dedos, a lua e as estrelas que fixaste… O que é o homem, para dele Te lembrares? O ser humano, para que o visites? Tu o fizeste pouco menos do que um deus, e o coroaste de glória e esplendor. Tu o fizeste reinar sobre as obras de tuas mãos, e sob os pés dele tudo colocaste. Senhor nosso, como é poderoso o teu nome em toda a terra! (Sl 8)
Evangelho do dia
Durante a última ceia, Jesus falou aos seus Apóstolos: «Ainda tenho muitas coisas para dizer, mas agora vocês não seriam capazes de suportar. Quando vier o Espírito da Verdade, Ele encaminhará vocês para toda a verdade, porque o Espírito não falará em seu próprio Nome, mas dirá o que escutou e anunciará para vocês as coisas que vão acontecer. O Espírito da Verdade manifestará a minha glória, porque Ele vai receber daquilo que é meu, e o interpretará para vocês. Tudo o que pertence ao Pai, é meu também. Por isso é que Eu disse: o Espírito vai receber daquilo que é meu, e o interpretará para vocês.» (Jo 16,12-15)
Vivendo a Palavra
«O amor de Deus foi derramado em nossos corações.» Um Deus cheio de generosidade, que é Uno e Trino – esse é o Mistério Maior que não cabe no nosso entendimento humano, mas que nos acolhe e nos permite entrar e passear nessa Terra Encantada para nos maravilharmos com as visões, ainda que parciais, do carinho com que somos amados pelo Pai que nos cria, nos redime, nos liberta e nos santifica.
Oração Final
Pai Santo, abre os nossos corações para acolher o teu Mistério que hoje celebramos com muito amor. Que Ele nos inspire e dê coragem para vivermos fraternalmente nesta comunidade que teu Filho nos legou – a Igreja, povo que Te pertence e caminha cheio de esperança de volta para tua Casa. Pelo mesmo Cristo Jesus, teu amado Filho, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.