meu dia em oração
Festa da Epifania do Senhor: Brilhe, Jerusalém, pois chegou a Luz!
Levante-se, Jerusalém! Brilhe, pois chegou a sua Luz. Lance um olhar em volta e observe: seus filhos vêm de longe. Uma grande multidão de camelos a invade, ouro e incenso é o que eles trazem, e vêm anunciando os louvores do Senhor. (Is 60,1-6)
1ª Leitura
Certamente ouviram falar do modo como a Graça de Deus me foi confiada em benefício de vocês. Foi por revelação que Deus me fez conhecer o Mistério. Deus não manifestou esse Mistério para as gerações passadas da mesma forma com que o revelou agora, pelo Espírito, aos seus santos Apóstolos e Profetas: em Jesus Cristo, por meio do Evangelho, os pagãos são chamados a participar da mesma herança, a formar o mesmo Corpo e a participar da mesma Promessa. (Ef 3,2-3a.5-6)
Salmo ou Hino
Ó Deus, confia o teu Julgamento ao rei. Que ele governe teu povo com justiça. Ele tem compaixão do fraco e do indigente. Que ele viva, e lhe tragam o ouro de Sabá! Haja abundância de trigo pelo campo, e no topo das montanhas. Que seu nome permaneça para sempre! Seja Bendito o Senhor, Deus de Israel, porque só Ele realiza maravilhas! Que toda a terra se encha da sua Glória! Amém! (Sl 72,1-2.7-8.10-13)
Evangelho do dia
<Evangelho do dia>
Tendo nascido Jesus na cidade de Belém, na Judeia, no tempo do rei Herodes, alguns magos do Oriente chegaram a Jerusalém, e perguntaram: «Onde está o Recém-nascido Rei dos Judeus? Nós vimos a sua estrela no Oriente, e viemos para prestar-Lhe homenagem.» Ao saber disso, o rei Herodes ficou alarmado, assim como toda a cidade de Jerusalém. Herodes reuniu todos os chefes dos sacerdotes e os doutores da Lei, e lhes perguntou onde o Messias deveria nascer. Eles responderam: «Em Belém, na Judeia, porque assim está escrito por meio do profeta: ‘E você, Belém, terra de Judá, não é de modo algum a menor entre as principais cidades de Judá, porque de você sairá um Chefe, que vai apascentar Israel, meu povo.’» Então Herodes chamou secretamente os magos, e investigou junto a eles sobre o tempo exato em que a estrela havia aparecido. Depois, mandou-os a Belém, dizendo: «Vão, e procurem obter informações exatas sobre o Menino. E me avisem quando O encontrarem, para que também eu vá prestar-Lhe homenagem.» Depois que ouviram o rei, eles partiram. E a estrela, que tinham visto no Oriente, ia adiante deles, até que parou sobre o lugar onde estava o Menino. Ao verem de novo a estrela, os magos ficaram radiantes de alegria. Quando entraram na casa, viram o Menino com Maria, sua mãe. Ajoelharam-se diante dele, e Lhe prestaram homenagem. Depois, abriram seus cofres, e ofereceram presentes ao Menino: ouro, incenso e mirra. Avisados em sonho para não voltarem a Herodes, partiram para a região deles, seguindo por outro caminho. (Mt 2,1-12)
Vivendo a Palavra
Os Magos se mantinham acordados e atentos aos tempos que viviam, pois sabiam que os tempos são ricos em sinais. Viam neles a Presença e a Vontade do Senhor e estavam prontos para segui-los. Foi este o Caminho que os levou a Belém e a Jesus; e, juntos com o Divino Menino, eles chegaram até nós. É bom nos lembrar que Deus nos fala através dos ‘sinais dos tempos e da Natureza’: a Criação, a História, as Escrituras, a Igreja e a Voz da nossa consciência. Mantenhamo-nos vigilantes e em fervorosa oração!
Oração Final
<Oração Final>
Pai que adoramos e és a nossa fonte de Amor, de Luz e de Paz, dá-nos o discernimento para reconhecer a tua Presença Paternal manifestada na Criação e nos sinais dos tempos. Que possamos acolhê-La com alegria e gratidão. Que aprendamos a perceber na Natureza e na convivência humana as tuas Divinas Vontade e Presença, anunciando-As aos companheiros de caminhada. Por Jesus Cristo, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.