meu dia em oração
Felizes os que promovem a paz, pois serão chamados filhos de Deus
Começamos hoje a contemplar o Sermão da Montanha (capítulos 5, 6 e 7 de Mateus), considerado por muitos como a página mais gloriosa escrita em toda a história da humanidade. E iniciamos no coração desse discurso, encantando-nos com as bem-aventuranças.
1ª Leitura
Elias, o tesbita de Tesbi de Galaad, disse ao rei Acab: «Pela vida do Senhor, o Deus de Israel, a quem sirvo: nestes anos não haverá orvalho nem chuva, a não ser quando eu mandar». O Senhor dirigiu a palavra a Elias: «Saia daqui, dirija-se para o oriente e esconda-se junto ao córrego Carit, que fica a leste do Jordão. Você poderá beber água do córrego. Eu ordenei aos corvos que levem comida para você». Então Elias partiu e fez como o Senhor tinha mandado: foi morar junto ao córrego Carit, a leste do Jordão. Os corvos lhe levavam pão de manhã e carne à tarde. E ele bebia água do córrego. (1Rs 17,1-6)
Salmo ou Hino
Ergo os olhos para os montes: de onde virá o meu socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra. Ele não deixará que o seu pé tropece, o seu guarda jamais dormirá! O Senhor guarda você sob a sua sombra, Ele está à sua direita. De dia o sol não ferirá você, nem a lua de noite. o Senhor guarda você de todo o mal, Ele guarda a sua vida; guarda suas entradas e saídas, desde agora e para sempre. (Sl 121,1-8)
Evangelho do dia
Jesus viu as multidões, subiu à montanha e sentou-se. Os discípulos se aproximaram, e Jesus começou a ensiná-los: «Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu. Felizes os aflitos, porque serão consolados. Felizes os mansos, porque possuirão a terra. Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. Felizes os que são misericordiosos, porque encontrarão misericórdia. Felizes os puros de coração, porque verão a Deus. Felizes os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. Felizes os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino do Céu. Felizes vocês, se forem insultados e perseguidos, e se disserem todo tipo de calúnia contra vocês, por causa de mim. Fiquem alegres e contentes, porque será grande para vocês a recompensa no céu. Do mesmo modo perseguiram os profetas que vieram antes de vocês.» (Mt 5,1-12)
Vivendo a Palavra
Jesus estabelece o Estatuto do Reino – o Reino da Paz e da Felicidade do Pai Misericordioso. Reino que foi a paixão da sua vida e a razão da sua morte. Reino surpreendente, pois nele não estão os ricos, poderosos, satisfeitos, acomodados, mas aqueles que acreditam na fraternidade, lutam pela justiça, ainda são capazes de chorar e vivem pelo Amor.
Oração Final
Pai cheio de misericórdia, contemplando cada uma das faces felizes do discurso de Jesus, nós compreendemos que se trata de seu autorretrato. Assim, pretender segui-lo é buscar realizar em nossa vida a vida de Jesus; em nossas relações, as relações de Jesus; em nossos desejos, os desejos de Jesus. Ajuda-nos, Pai querido, envia sobre nós o Espírito Santo para nos converter em discípulos missionários de teu Filho.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.