meu dia em oração
Felizes os íntegros, os que andam conforme a Vontade do Senhor
O Senhor entrega a Moisés os Mandamentos que irão balizar o caminho da realização pessoal e da convivência fraterna. O Decálogo é o Projeto do Ser Humano tal como foi imaginado pelo Criador; a Constituição do Povo de Deus. Uma Lei escrita não apenas na pedra: Ela está gravada nos corações da humanidade e deve orientar as relações existenciais entre os irmãos, a natureza e o Senhor.
1ª Leitura
O Senhor seu Deus ordena hoje que você cumpra esses Estatutos e Normas. Cuide de colocá-Los em prática com todo o seu coração e com toda a sua alma. Hoje você fez o Senhor declarar que Ele seria o seu Deus, com a condição de que você ande nos seus Caminhos, observando seus Estatutos, Mandamentos e Normas, dando assim ouvidos à sua Voz. E o Senhor hoje fez você declarar que seria o seu povo próprio, conforme Ele mesmo lhe prometeu, observando todos os Mandamentos. Desse modo, Ele tornará você superior, em honra, fama e glória, a todas as nações que Ele fez. E você será um povo consagrado ao Senhor seu Deus, conforme Ele prometeu. (Dt 26,16-19)
Salmo ou Hino
Felizes os íntegros em seu caminho, os que andam conforme a Vontade do Senhor. Felizes os que guardam os seus testemunhos. Tu promulgaste os teus Preceitos para serem observados. Que os meus caminhos sejam firmes, para que eu observe os teus Estatutos. Eu Te celebrarei de coração reto, aprendendo tuas justas Normas. Não me abandones. (Sl 119,1-2.4-5.7-8)
Evangelho do dia
Então Jesus, ainda no alto do monte, continuou a lhes ensinar: «Vocês ouviram o que foi dito: ‘Ame o seu próximo, e odeie o seu inimigo!’ Eu, porém, lhes digo: amem os seus inimigos, e rezem por aqueles que perseguem vocês! Assim vocês se tornarão filhos do Pai que está no Céu, porque Ele faz o sol nascer sobre maus e bons, e a chuva cair sobre justos e injustos. Pois, se vocês amam somente àqueles que os amam, que recompensa vocês terão? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa? E se vocês cumprimentam somente seus irmãos, o que é que vocês fazem de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? Portanto, sejam perfeitos como é perfeito o Pai de vocês que está no Céu.» (Mt 5,43-48)
Vivendo a Palavra
Com a Presença de Jesus de Nazaré os tempos chegam à sua Plenitude: a Lei Antiga, dada pelo Senhor a Moisés, se expande na Lei do Amor, que vem inundar de Vida Nova e Plena não mais uma tribo ou uma nação, mas a humanidade toda, até os confins da terra. E Jesus vai ensinando aos seus discípulos (portanto, a todos nós!) pormenores de como como deve ser vivido e realizado o Amor.
Oração Final
Pai amantíssimo, inspira a nossa conversão e fortalece a nossa perseverança. Livra-nos da tentação de nos darmos por satisfeitos por seguir preceitos e normas. Nós sabemos que a tua Lei do Amor nos convida a muito mais do que isto. Dá-nos sabedoria e coragem para andar pelos caminhos do Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.