meu dia em oração
Felizes os íntegros, os que andam conforme a Vontade do Senhor
A leitura de hoje nos convida a mergulhar na sabedoria dos Provérbios, que é antiga, mas sempre atual. Orgulho, ambição, lucro, mentiras, desejos maus – tudo é ilusão fugaz. Quem tapa o ouvido quando o fraco suplica, não terá resposta quando clamar.
1ª Leitura
A mente do rei é um riacho na mão do Senhor. E Ele o dirige para onde quiser. O homem pensa que o seu caminho é sempre reto, mas é o Senhor quem pesa os corações. Praticar a Justiça e o Direito vale mais, para o Senhor, do que os sacrifícios. Orgulho e ambição são pecados que dirigem os injustos. Os projetos do trabalhador trazem lucro, os planos do apressado trazem miséria. Riqueza adquirida com mentiras é ilusão fugaz de gente que procura a morte. A sede do injusto é desejar o mal, pois ele olha sem piedade para o seu próximo. Quando o zombador é castigado, o ingênuo se torna sábio, enquanto o sensato aprende com a experiência. O justo observa como a casa do injusto arrasta os injustos para a ruína. Quem tapa o ouvido quando o fraco suplica, não terá resposta quando clamar. (Pr 21,1-6.10-13)
Salmo ou Hino
Felizes os íntegros em seu caminho, os que andam conforme a Vontade do Senhor. Faze-me entender o caminho dos teus Preceitos, e eu meditarei sobre as tuas maravilhas. Eu escolhi o Caminho da Verdade, e me conformo com as tuas Normas. Ensina-me a cumprir a tua Vontade, para observá-La de todo o coração. Guia-me pelo Caminho dos teus Mandamentos, pois nele está o meu prazer. Cumprirei a tua Vontade sem cessar, para sempre e eternamente. (Sl 119,1.27.30.34-35.44)
Evangelho do dia
A mãe e os irmãos de Jesus se aproximaram, mas não podiam chegar perto dele por causa da multidão. Então anunciaram a Jesus: «Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem Te ver.» Jesus respondeu: «Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus, e A põem em prática.» (Lc 8,19-21)
Vivendo a Palavra
É sempre oportuno ouvir de novo estas palavras de Jesus, em que Ele deixa abertas as portas de sua Família e de sua intimidade para nos acolher em seu seio e também ensina o caminho para que isso se realize: devemos ouvir e pôr em prática a Palavra de Deus.
Oração Final
Pai que és pleno de misericórdia, inspira-nos especial carinho por tua Palavra. Ajuda-nos a ouvi-La, amá-La, acolhe-La em nossa vida e, de modo especial, a seguir a Palavra Encarnada – Jesus de Nazaré, nosso Irmão Maior, o Cristo, teu Filho que contigo vive e reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.