meu dia em oração
Feliz quem anda nos caminhos Senhor
Lemos hoje um texto clássico de Paulo aos efésios, onde fala dos deveres de estado dos cristãos casados. O Apóstolo trata com estrema delicadeza das atitudes de esposas e maridos. Os dois são uma só carne, grande mistério, como a união de Cristo com a Igreja.
1ª Leitura
Sejam submissos uns aos outros no temor a Cristo. Mulheres, sejam submissas a seus maridos, como ao Senhor. De fato, o marido é a cabeça da sua esposa, assim como Cristo, salvador do Corpo, é a cabeça da Igreja. E assim como a Igreja está submissa a Cristo, assim também as mulheres sejam submissas em tudo a seus maridos. Maridos, amem suas mulheres, como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela; assim, ele a purificou com o banho de água e a santificou pela Palavra, para apresentar a si mesmo uma Igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou qualquer outro defeito, mas santa e imaculada. Portanto, os maridos devem amar suas mulheres como a seus próprios corpos. Quem ama sua mulher, está amando a si mesmo. Ninguém odeia a sua própria carne; pelo contrário, a nutre e dela cuida, como Cristo faz com a igreja, porque somos membros do corpo dele. Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne. Esse mistério é grande: eu me refiro a Cristo e à Igreja. Portanto, cada um de vocês ame a sua mulher como a si mesmo, e a mulher respeite o seu marido. (Ef 5,21-33)
Salmo ou Hino
Feliz quem teme ao Senhor e anda em seus caminhos! Você comerá do trabalho de suas mãos, tranquilo e feliz. Sua esposa será como vinha fecunda na intimidade do seu lar. Seus filhos, rebentos de oliveira ao redor de sua mesa. Essa é a bênção para o homem que teme ao Senhor. Que Ele o abençoe e você veja a prosperidade todos os dias de sua vida. (Sl 128,1-5)
Evangelho do dia
Jesus dizia: «A que é semelhante o Reino de Deus, e com o que eu poderia compará-lo? Ele é como a semente de mostarda que um homem pega e joga no seu jardim. A semente cresce, torna-se árvore, e as aves do céu fazem seus ninhos nos ramos dela.» Jesus disse ainda: «Com o que eu poderia comparar o Reino de Deus? Ele é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado.» (Lc 13,18-21)
Vivendo a Palavra
Assim é o nosso Pai Misericordioso: como a semente da mostarda lançada à terra, o Reino desenvolve em nós uma força que nos supera e, como o fermento na massa, o Reino é capaz de modificar nossa vida, transformando fragilidade em ousadia de discípulos do Mestre da Galileia, de operários da Messe do Senhor.
Oração Final
Pai Santo, nós te damos graças pela semente que lançaste em nosso coração e pelo fermento que colocaste em nossa vida. Faze-nos, amado Pai, jardineiros da tua semente e massa acolhedora do teu fermento, para que produzamos frutos saborosos para a nossa Comunidade. Por Jesus Cristo, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.