meu dia em oração
Fé: missão e compromisso com toda a obra do Pai
A Carta aos Colossensses define para os cristãos a figura de Jesus de Nazaré, o Cristo, como a base e fundamento sobre o qual deve ser construído o edifício da nossa fé. Só o Cristo liberta. Filosofias estranhas que aparecerem serão enganosas e falsas.
1ª Leitura
Já que vocês aceitaram Jesus Cristo como Senhor, vivam como cristãos: enraizados nele, vocês se edificam sobre Ele e se apoiam na fé que lhes foi ensinada, transbordando em ações de graças. Cuidado para que ninguém escravize vocês através de filosofias enganosas e vãs, de acordo com tradições humanas, que se baseiam nos elementos do mundo, e não em Cristo. É em Cristo que habita, em forma corporal, toda a plenitude da divindade. Em Cristo vocês têm tudo de modo pleno. Ele é a cabeça de todo principado e de toda autoridade. Em Cristo vocês foram circuncidados com uma circuncisão não feita por mãos humanas, mas com a circuncisão de Cristo, a qual consiste em despojar-se do corpo carnal. Com Ele, vocês foram sepultados no batismo, e nele vocês foram também ressuscitados mediante a fé no poder de Deus, que ressuscitou Cristo dos mortos. Vocês estavam mortos por causa das faltas e da incircuncisão da carne, mas Deus concedeu a vocês a vida juntamente com Cristo: Ele perdoou todas as nossas faltas, anulou o título de dívida que havia contra nós, deixando de lado as exigências legais; fez o título desaparecer, pregando-o na cruz; destituiu os principados e autoridades, oferecendo-os em espetáculo público, após triunfar sobre eles por meio de Cristo. (Cl 2,6-15)
Salmo ou Hino
Eu Te exalto, meu Deus, e bendigo o teu Nome. Vou Te bendizer todos os dias e louvar o teu Nome eternamente. O Senhor é piedade e compaixão, lento para a cólera e cheio de Amor. O Senhor é bom para todos, compassivo com suas obras. Que tuas obras Te agradeçam, e teus fiéis Te bendigam. Proclamem a glória do teu Reino e falem das tuas façanhas. (Sl 145,1-2.8-11)
Evangelho do dia
Nesses dias, Jesus foi para a montanha a fim de rezar. E passou toda a noite em oração a Deus. Ao amanhecer, chamou seus discípulos, e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de Apóstolos: Simão, a quem também deu o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota; Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor. Jesus desceu da montanha com os doze apóstolos, e parou num lugar plano. Estava aí numerosa multidão de seus discípulos com muita gente do povo de toda a Judeia, de Jerusalém, e do litoral de Tiro e Sidônia. Foram para ouvir Jesus e serem curados de suas doenças. E aqueles que estavam atormentados por espíritos maus, foram curados. Toda a multidão procurava tocar em Jesus, porque uma força saía dele, e curava a todos. (Lc 6,12-19)
Vivendo a Palavra
Os Doze foram escolhidos e chamados depois de uma noite de vigília, em oração, isto é, toda ela passada na presença do nosso amado Pai. Também nós somos chamados pelo nome, como fruto da unidade entre o Filho e o Pai. Será que nós temos consciência de que a fé, muito mais do que privilégio, é missão e compromisso com toda a obra do Pai?
Oração Final
Pai Santo, ensina-nos o Amor eficaz. Que não nos contentemos apenas em nos sentirmos extasiados em Tua Presença, mas que sejamos sinais vivos do teu amoroso cuidado para com os irmãos da caminhada, todos nós filhos teus, muito amados. Pelo Cristo Jesus, teu Unigênito que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.