meu dia em oração
Faze brilhar a tua face e seremos salvos!
No advento, lembramos figuras importantes da história do povo de Jesus. Hoje é a vez de Elias – profeta vigoroso – cuja palavra queimava como uma tocha e de quem se diz ter sido arrebatado num turbilhão de chamas num carro puxado por cavalos de fogo.
1ª Leitura
Então surgiu o profeta Elias como um fogo, e a sua palavra queimava como tocha. Fez vir contra eles a fome e, por causa de seu zelo, os reduziu a pequeno número. Por ordem do Senhor, ele fechou o céu e, por três vezes, fez descer o fogo. Elias, como você se tornou famoso com seus prodígios! Quem pode orgulhar-se de ser igual a você? Você foi arrebatado num turbilhão de fogo, num carro puxado por cavalos de fogo. Nas ameaças para os tempos futuros, você foi designado para apaziguar a ira antes do furor, a fim de reconduzir o coração dos pais até os filhos e restabelecer as tribos de Jacó. Felizes aqueles que viram você e os que adormeceram no amor, porque nós também possuiremos a vida. (Eclo 48,1-4.9-11)
Salmo ou Hino
Pastor de Israel, desperta o teu poder e vem socorrer-nos. Restaura-nos, ó Deus! Faze brilhar a tua face, e seremos salvos! Senhor, até quando ficarás irado? Tiraste uma videira do Egito, expulsaste nações, e a transplantaste. Preparaste o terreno e ela encheu a terra. Por que lhe derrubaste as cercas? Volta atrás! Olha do céu e vê! Vem visitar tua vinha, a muda que a tua direita plantou, e que tornaste vigorosa. Nunca mais nos afastaremos de ti. (Sl 80)
Evangelho do dia
Os discípulos de Jesus lhe perguntaram: «O que querem dizer os doutores da Lei, quando falam que Elias deve vir antes?» Jesus respondeu: «Elias vem para colocar tudo em ordem. Mas eu digo a vocês: Elias já veio, e eles não o reconheceram. Fizeram com ele tudo o que quiseram. E o Filho do Homem será maltratado por eles do mesmo modo.» Então os discípulos compreenderam que Jesus falava de João Batista. (Mt 17,10-13)
Vivendo a Palavra
Os doutores da Lei tentavam reduzir a história da salvação a um teorema que se pode demonstrar matematicamente. E se preocupavam em analisar cada palavra da Escritura, para conferir se tudo andava conforme o previsto. Jesus foi a grande surpresa que surgiu. Ele cumpriu não apenas a letra da Lei, mas realizou o Espírito da Promessa.
Oração Final
Pai Santo, dá-nos a simplicidade das crianças para acolhermos o teu Reino em nossos corações e nos entregarmos sem defesas à gratuidade do teu Amor. Que não nos preocupemos com a busca de explicações, mas com a confiança de filhos que se reconhecem muito amados por Ti, Pai querido. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.