meu dia em oração
Façamos brilhar a luz de Deus para todos os homens
O rei persa Ciro concedeu aos exilados judeus permissão para voltar a Jerusalém e reconstruir o Templo. A Esdras, sacerdote perito na interpretação das Escrituras, coube a tarefa de dar nova credibilidade à Lei de Moisés em sua pátria e celebrar novamente a Festa da Páscoa.
1ª Leitura
No primeiro ano do reinado de Ciro, rei da Pérsia, o Senhor, cumprindo o que tinha dito pelo profeta Jeremias, despertou a consciência do rei, que proclamou por todo o império, a viva voz e por escrito, o seguinte: «Ciro, rei da Pérsia, decreta: O Senhor, o Deus do céu, entregou-me todos os reinos do mundo. Ele me encarregou de construir para Ele um Templo em Jerusalém, na terra de Judá. Quem de vocês provém do povo dele? Que o seu Deus esteja com ele. Volte para Jerusalém, na terra de Judá, para reconstruir o Templo de Senhor, o Deus de Israel. Ele é o Deus que reside em Jerusalém. Todos os sobreviventes, de todo lugar para onde tiverem imigrado, receberão da população local prata e ouro, bens e animais, além de ofertas espontâneas para o Templo de Deus, que está em Jerusalém». Então todos os que se sentiram movidos por Deus – chefes de família de Judá e Benjamim, sacerdotes e levitas – puseram-se a caminho para reconstruir o Templo do Senhor em Jerusalém. Os vizinhos lhes deram de tudo: prata e ouro, bens, animais e joias, além de ofertas espontâneas. (Esd 1,1-6)
Salmo ou Hino
Quando o Senhor mudou a sorte de Sião, parecíamos sonhar: a nossa boca se encheu de riso. Entre as nações se comentava: «O Senhor foi grande com eles!» Que o Senhor mude a nossa sorte, como as torrentes do Negueb. Os que semeiam com lágrimas, ceifam em meio a canções. Vão andando e chorando ao levar a semente e voltam cantando, trazendo seus feixes. (Sl 126.1-6)
Evangelho do dia
Jesus falava aos discípulos: «Ninguém acende uma lâmpada para cobri-la com uma vasilha ou colocá-la debaixo da cama. Ele a coloca no candeeiro, a fim de que todos os que entram, vejam a luz. De fato, tudo o que está escondido, deverá tornar-se manifesto; e tudo o que está em segredo, deverá tornar-se conhecido e claramente manifesto. Portanto, prestem atenção como vocês ouvem: para quem tem alguma coisa, será dado ainda mais; para aquele que não tem, será tirado até mesmo o que ele pensa ter.» (Lc 8,16-18)
Vivendo a Palavra
Nós não temos o direito de esconder a Luz de Deus que mora em nós. Nossa missão é mostrá-la durante a caminhada, cuidando dos irmãos – em especial dos pobres. Mas, também, não podemos nos apropriar dela, procurando prestígio pessoal. Brilhe a Luz de Deus que mora em nós, mas que seja para a glória do Pai que está no Céu – não para inchar o nosso orgulho!
Oração Final
Pai Santo, dá-nos a consciência de tua presença permanente em nós! Que façamos brilhar a tua Luz para todos os homens e que sempre Te rendamos graças e louvores porque Tu amas a todos nós como filhos e queres a nossa presença em teu Reino pelos séculos sem fim. Por Jesus, o Cristo, teu Filho e nosso Irmão, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.