meu dia em oração
Façam tudo para a glória de Deus
O Senhor falou: «Quando alguém tiver qualquer mancha que produza suspeita de lepra, será levado diante do sacerdote. O sacerdote o declarará impuro. Deverá andar com as roupas rasgadas e gritando: ‘Impuro!’ E viverá fora do acampamento.» (Lv 13,1-2.44-46)
1ª Leitura
Portanto, quer vocês comam, quer bebam, quer façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus. Não se tornem ocasião de escândalo, nem para judeus, nem para gregos, nem para a Igreja de Deus. Façam como eu, que me esforço para agradar a todos em todas as coisas, não procurando os meus interesses pessoais, mas o interesse do maior número de pessoas, a fim de que sejam salvas. Sejam meus imitadores, como também eu o sou de Cristo. (1Cor 10,31-11,1)
Salmo ou Hino
Feliz aquele cujo pecado é coberto. Feliz o homem a quem o Senhor não aponta nenhum delito. Confessei a ti o meu pecado: «Vou ao Senhor confessar minha culpa!» E tu perdoaste meu pecado. Tu és meu refúgio, tu me libertas da angústia e me envolves com cantos de libertação. Alegrem-se, ó justos. Gritem de alegria, todos os de coração reto. (Sl 32,1-2.5.7.11)
Evangelho do dia
Um leproso chegou perto de Jesus e pediu de joelhos: «Se queres, tu tens o poder de me purificar.» Jesus ficou cheio de ira, estendeu a mão, tocou nele e disse: «Eu quero, fique purificado.» No mesmo instante a lepra desapareceu e o homem ficou purificado. Então Jesus o mandou logo embora, ameaçando-o severamente: «Não conte nada para ninguém! Vá pedir ao sacerdote para examinar você, e depois ofereça pela sua purificação o sacrifício que Moisés ordenou, para que seja um testemunho para eles.» Mas o homem foi embora e começou a pregar muito e a espalhar a notícia. Por isso, Jesus não podia mais entrar publicamente numa cidade: ele ficava fora, em lugares desertos. E de toda parte as pessoas iam procurá-lo. (Mc 1,40-45)
Vivendo a Palavra
O Livro da Lei prescrevia a separação total do leproso. Mas Jesus era livre para superar regras e viver a solidariedade e a compaixão com aqueles que mais sofriam. O mesmo desejo de nosso Mestre para que o irmão fosse purificado deve nos animar, pois nós nos dizemos discípulos missionários da Igreja de Jesus.
Oração Final
Pai Santo, faze-nos compreender que seguir Jesus de Nazaré não é confessar uma doutrina, mas viver como Ele viveu, espalhando o bem a todos de forma generosa e gratuita. Ajuda-nos, Pai amado, a vencer preconceitos e a nos aproximarmos dos irmãos descartados pela sociedade dos homens. Pelo mesmo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.