meu dia em oração
Façam o bem sem esperar coisa alguma em troca
Paulo adverte contra a busca pretensiosa de vastos conhecimentos. Só o Amor constrói. Basta sabermos que existe um só Deus – o Pai – e que dele tudo procede. E há um só Senhor – Jesus Cristo –, por quem tudo existe e por meio do qual também nós existimos.
1ª Leitura
O conhecimento envaidece; é o amor que constrói. Quando alguém julga ter alcançado o saber, é porque ainda não sabe onde está o verdadeiro conhecimento. Ao contrário, se alguém ama a Deus, é conhecido por Deus. Portanto, quanto ao consumo de carnes imoladas a ídolos, «sabemos que um ídolo não é nada no mundo, e não existe outro deus a não ser o Deus único». É verdade que existem aqueles que são chamados deuses, tanto no céu como na terra, e neste sentido há muitos deuses e muitos senhores. Contudo para nós existe um só Deus: o Pai. Dele tudo procede, e para Ele é que existimos. E há um só Senhor, Jesus Cristo, por quem tudo existe e por meio do qual também nós existimos. Mas nem todos têm esse conhecimento. Alguns, até há pouco acostumados ao culto dos ídolos, comem a carne dos sacrifícios como se fosse realmente oferecida aos ídolos. E a consciência deles, que é fraca, fica manchada. Desse modo, por causa do conhecimento que vocês têm, perecerá o fraco, esse irmão pelo qual Cristo morreu. Se vocês pecam assim contra os próprios irmãos e ferem a consciência deles, que é fraca, é contra Cristo que vocês estão pecando. Ora, se um alimento for motivo de queda para meu irmão, para sempre eu deixarei de comer carne, a fim de não causar a queda do meu irmão. (1Cor 8,1b-7.11-13)
Salmo ou Hino
Senhor, conheces meu sentar e meu levantar, penetras meu pensamento. Examinas o meu andar, meus caminhos são familiares a Ti. Sim! Pois Tu me teceste no seio materno. Eu Te agradeço por tão grande prodígio! Conhecias o fundo de minha alma, e os meus sentimentos! Vê se não ando por um caminho fatal e me conduze pelo caminho eterno. (Sl 139,1-3.13-14.23-24)
Evangelho do dia
Naquele tampo, Jesus ensinava aos seus discípulos: «Eu digo a vocês que me escutam: amem os seus inimigos, e façam o bem aos que odeiam vocês. Desejem o bem aos que os amaldiçoam, e rezem por aqueles que caluniam vocês. Se alguém lhe dá um tapa numa face, ofereça também a outra; se alguém lhe toma o manto, deixe que leve também a túnica. Dê a quem lhe pede e, se alguém tira o que é de você, não peça que devolva. O que vocês desejam que os outros lhes façam, também vocês devem fazer a eles. Se vocês amam somente aqueles que os amam, que gratuidade é essa? Até mesmo os pecadores amam aqueles que os amam. Se vocês fazem o bem somente aos que lhes fazem o bem, que gratuidade é essa? Até mesmo os pecadores fazem assim. E se vocês emprestam somente para aqueles de quem esperam receber, que gratuidade é essa? Até mesmo os pecadores emprestam aos pecadores, para receber de volta a mesma quantia. Ao contrário, amem os inimigos, façam o bem e emprestem, sem esperar coisa alguma em troca. Então, a recompensa de vocês será grande, e vocês serão filhos do Altíssimo, porque Deus é bondoso também para com os ingratos e maus. Sejam misericordiosos, como também o Pai de vocês é misericordioso. Não julguem, e vocês não serão julgados; não condenem, e não serão condenados; perdoem, e serão perdoados. Deem, e será dado a vocês; colocarão nos braços de vocês uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante. Porque a mesma medida que vocês usarem para os outros, será usada para vocês.» (Lc 6,27-38)
Vivendo a Palavra
Em Lucas, o ‘Sermão da Planície’ se aproxima do ‘Sermão da Montanha’ de Mateus. Hoje, mergulhamos nas suas águas mais profundas: o perdão aos adversários, o amor aos diferentes e a oração pelos inimigos; e onde a Lei do Amor é definida: “O que vocês desejam que os outros lhes façam, também vocês devem fazer a eles.”
Oração Final
Pai Santo, ajuda-nos a acolher no coração as lições do Mestre e nos dá força para torná-las vivas em nossas relações com os companheiros do Caminho e com este planeta encantado que nos emprestas para ser cuidado e partilhado. Nós Te pedimos, amado Pai, por Jesus Cristo, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.