meu dia em oração
Existem muitas moradas…
Em Antioquia da Pisídia, Paulo dirige a mensagem de salvação aos ‘irmãos que adoram a Deus’ – sejam descendentes de Abraão, ou não. O Espírito não pode ser contido nos limites de uma cercadura de raça ou de tradição. Demanda a vastidão do Universo.
1ª Leitura
Irmãos, descendentes de Abraão e não judeus que adoram a Deus, esta mensagem de salvação foi enviada para nós. Porque os habitantes de Jerusalém e seus chefes não reconheceram a Jesus e, ao condená-lo, cumpriram as profecias que são lidas aos sábados. Embora não encontrassem nenhum motivo para condenar Jesus à morte, pediram a Pilatos que Ele fosse morto. Depois de fazerem tudo o que a Escritura diz a respeito de Jesus, eles O tiraram da cruz e O puseram num túmulo. Mas Deus O ressuscitou dos mortos, e durante muitos dias Ele apareceu àqueles que O acompanharam da Galileia para Jerusalém. Agora, eles são testemunhas de Jesus diante do povo. Nós anunciamos a vocês este Evangelho: a promessa que Deus fez aos antepassados, Ele a cumpriu plenamente para nós, seus filhos, quando ressuscitou Jesus, como está escrito no segundo Salmo: ‘Você é o meu Filho, eu hoje O gerei’. (At 13,26-33)
Salmo ou Hino
«Fui eu que consagrei o meu rei em Sião, minha sagrada montanha!» Vou proclamar o decreto do Senhor! Ele me disse: «Você é o meu filho, eu hoje o gerei. Peça-me, e eu lhe darei as nações como herança. Você as governará com cetro de ferro, e as quebrará como vaso de oleiro. Ó reis, sejam prudentes! Deixem-se corrigir, juízes. Sirvam ao Senhor com temor.» (Sl 2,6-11)
Evangelho do dia
Jesus continuou dizendo: «Não fique perturbado o coração de vocês. Acreditem em Deus e acreditem também em mim. Existem muitas moradas na casa de meu Pai. Se não fosse assim, eu lhes teria dito, porque vou preparar um lugar para vocês. E quando eu for e lhes tiver preparado um lugar, voltarei e levarei vocês comigo, para que onde eu estiver, estejam vocês também. E para onde eu vou, vocês já conhecem o caminho.» Tomé disse a Jesus: «Senhor, nós não sabemos para onde vais; como podemos conhecer o caminho?» Jesus respondeu: «Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim.» (Jo 14,1-6)
Vivendo a Palavra
O que significa em nossa vida a promessa de Jesus de preparar para nós lugar na casa do Pai? O nosso coração ainda se perturba? Peçamos ao Espírito Santo o dom da fé. Ela virá como uma sementinha, pequena como a da mostarda, mas nós cuidaremos dela até que se torne uma árvore capaz de acolher os irmãos.
Oração Final
Pai Santo, faze-nos lembrar sempre de que tudo que temos e somos é dom do teu Amor. Abre nosso entendimento e nosso coração para acolher com alegria a Palavra de Jesus. Ensina-nos a seguir o Cristo, teu Filho que enviaste ao mundo, aprendendo dele a humildade, a confiança em Ti e a compaixão ao nosso próximo. Pelo mesmo Jesus, nosso irmão, que contigo reina na unidade do Espírito Santo. Amém.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.