meu dia em oração
Exaltação da Santa Cruz
Eles tomaram o caminho para o mar Vermelho, contornando o território de Edom. Mas o povo não suportou a viagem e começou a murmurar contra Deus e contra Moisés, dizendo: «Por que nos tiraste do Egito? Foi para morrermos neste deserto? Não temos nem pão nem água e estamos enjoados desse pão de miséria». Então o Senhor mandou contra o povo serpentes venenosas que os picavam e muita gente de Israel morreu. O povo disse a Moisés: «Pecamos, falando contra o Senhor e contra você. Suplique ao Senhor que afaste de nós estas serpentes». Moisés suplicou ao Senhor pelo povo. E o Senhor lhe respondeu: «Faça uma serpente de bronze e coloque-a sobre um poste: quem for mordido e olhar para ela, ficará curado». Então Moisés fez uma serpente de bronze e a colocou no alto de um poste. Quando alguém era mordido por uma serpente, olhava para a serpente de bronze e ficava curado. (Nm 21,4b-9)
1ª Leitura
Ele tinha a condição divina, mas não se apegou a sua igualdade com Deus. Pelo contrário, esvaziou-se a si mesmo, assumindo a condição de servo e tornando-se semelhante aos homens. Assim, apresentando-se como simples homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz! Por isso, Deus o exaltou grandemente, e lhe deu o Nome que está acima de qualquer outro nome; para que, ao nome de Jesus, se dobre todo joelho no céu, na terra e sob a terra; e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai. (Fl 2,6-11)
Salmo ou Hino
Povo meu, vou abrir minha boca em parábolas, para que ponham em Deus a sua confiança. Recordavam que Deus era sua rocha, era o seu redentor. Eles o adulavam com a boca, mas com a língua o enganavam. O coração deles não era sincero, não eram fieis à aliança. Ele, porém, compassivo, perdoava as faltas e não os destruía. (Sl 78,1-2.7c.34-38)
Evangelho do dia
Jesus continuou revelando a Nicodemos: «Ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu: o Filho do Homem. Assim como Moisés levantou a serpente no deserto, do mesmo modo é preciso que o Filho do Homem seja levantado. Assim, todo aquele que nele acreditar, nele terá a vida eterna. Pois Deus amou de tal forma o mundo, que entregou o seu Filho único, para que todo o que nele acredita não morra, mas tenha a vida eterna. De fato, Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, e sim para que o mundo seja salvo por meio dele.» (Jo 3,13-17)
Vivendo a Palavra
Exaltamos hoje a Santa Cruz de Jesus Cristo, símbolo que devemos ter sempre presente na mente e no coração, não apenas com o sentimento de pena pelo flagelo injusto, mas como lembrança do extremo Amor, e de que o sofrimento e a dor fazem parte da nossa existência e são meios de crescimento, assim como fizeram parte do caminho do Mestre.
Oração Final
Pai Santo, que a contemplação da vida e da morte de Jesus no madeiro da Cruz nos inspire e dê forças para segui-lo pelas veredas deste mundo, mantendo a coerência entre o que dizemos acreditar e o que praticamos em nossas relações com o próximo. Por Jesus Cristo, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.