meu dia em oração
Exaltação da Santa Cruz
O povo murmurava. O Senhor mandou serpentes e muitos morreram. O povo disse: «Pecamos. Suplique ao Senhor que afaste as serpentes». Moisés fez uma serpente de bronze. Quem era mordido por serpente, olhava para a serpente de bronze e era curado. (Nm 21,4b-9)
Salmo ou Hino
Povo meu, escuta a minha instrução, dá ouvidos às palavras da minha boca. Vou abrir minha boca em parábolas, vou expor enigmas do passado. para que ponham em Deus a sua confiança, não se esqueçam dos feitos de Deus e observem os seus mandamentos. (Sl 78,1-2.7c.34-38)
1ª Leitura
Ele tinha a condição divina, mas não se apegou à sua igualdade com Deus. Pelo contrário, esvaziou-se a si mesmo, assumindo a condição de servo e tornando-se semelhante aos homens. Assim, apresentando-se como simples homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz! Por isso, Deus o exaltou grandemente, e lhe deu o Nome que está acima de qualquer outro nome; para que, ao nome de Jesus, se dobre todo joelho no céu, na terra e sob a terra; e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai. (Fl 2,6-11)
Evangelho do dia
Ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu: o Filho do Homem. Assim como Moisés levantou a serpente no deserto, do mesmo modo é preciso que o Filho do Homem seja levantado. Assim, todo aquele que nele acreditar, nele terá a vida eterna. Pois Deus amou de tal forma o mundo, que entregou o seu Filho único, para que todo o que nele acredita não morra, mas tenha a vida eterna. De fato, Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, e sim para que o mundo seja salvo por meio dele. (Jo 3,13-17)
Vivendo a Palavra
A vida de Jesus – ela é o nosso caminho de libertação! – tem a sua porta de saída, que é também o tempo da volta ao abraço do Amado Pai, no madeiro do Calvário. Nós, cristãos, exaltamos a Santa Cruz, como sinal do amor extremo de Deus, que nos deu seu Divino Filho; e do Cristo Jesus que se entregou por nós até a morte.
Oração Final
Pai Santo, envia o teu Espírito, ilumina o nosso entendimento e aquece o nosso coração para que cada vez mais profundamente reconheçamos e veneremos o inefável Mistério de Amor que é a vida, paixão, morte, ressurreição e permanência em nós do Cristo, teu Filho que se fez humano em Jesus de Nazaré e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.