meu dia em oração
Eu vim para lançar fogo sobre a terra
A carta aos romanos ensina que o pecado conduz à morte, mas o dom gratuito de Deus conduz à Vida em Jesus Cristo. E pede que, assim como outrora estiveram a serviço da desordem, ponham-se, agora, a serviço da Justiça, para a sua santificação.
1ª Leitura
Falo com palavras simples por causa da fraqueza de vocês. Assim como antes vocês puseram seus membros a serviço da imoralidade e da desordem que conduzem à revolta contra Deus, agora ponham seus membros a serviço da justiça para a santificação de vocês. Quando eram escravos do pecado, vocês eram livres em relação à justiça. Que frutos colheram então? Frutos de que agora se envergonham, pois o fim deles é a morte. Mas agora, livres do pecado e tornados escravos de Deus, vocês dão frutos que conduzem à santificação e o fim deles é a vida eterna. Pois a morte é o salário do pecado, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Jesus Cristo, nosso Senhor. (Rm 6,19-23)
Salmo ou Hino
Feliz é o homem que confia no Senhor, que não vai ao conselho dos injustos, nem se assenta na roda dos zombadores. Ele é como árvore plantada junto d’água corrente: dá fruto no tempo devido, e suas folhas nunca murcham. Tudo o que ele faz é bem sucedido. Porque o Senhor conhece o caminho dos justos, enquanto o caminho dos injustos perece. (Sl 1,1-4.6;Sl 40,5a)
Evangelho do dia
«Eu vim para lançar fogo sobre a terra: e como gostaria que já estivesse aceso! Devo ser batizado com um batismo, e como estou ansioso até que isso se cumpra! Vocês pensam que eu vim trazer a paz sobre a terra? Pelo contrário, eu lhes digo, vim trazer divisão. Pois, daqui em diante, numa família de cinco pessoas, três ficarão divididas contra duas, e duas contra três. Ficarão divididos: o pai contra o filho, e o filho contra o pai; a mãe contra a filha, e a filha contra a mãe; a sogra contra a nora, e a nora contra a sogra.» (Lc 12,49-53)
Vivendo a Palavra
A luta entre nossos sentidos e sentimentos, nossos instintos e desejos – estas são as ‘pessoas da família’: pai-e-mãe, parentes, amigos… – talvez seja a luta sagrada da nossa conversão, do seguimento de Jesus pelas estradas desta vida que já são caminhos do Reino de Deus. Que a batalha contra as tentações que nos dividem seja a nossa missão e ela nos leve à vitória da unidade na fé.
Oração Final
Pai Santo, mantém-nos atentos ao momento em que vivemos. Protege-nos da sedução de apego ao passado e dos devaneios pelo futuro, ou por lugares distantes. Aqui e agora são o lugar e o momento em que devemos nos esforçar para seguir Jesus Cristo, teu Filho Unigênito que nos deste como Irmão, e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Amém.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.