meu dia em oração
Eu vim para chamar os pecadores ao arrependimento
Isaías segue falando ao povo, de volta do exílio. Ontem, sobre o jejum. Hoje, sobre a esmola (relação com o outro) e a oração (encontro com o Senhor). São lições eternas de cuidado e de generosidade com o próximo e de respeito ao Dia Santificado do Senhor.
1ª Leitura
Então você clamará, e o Senhor responderá; você chamará por socorro, e o Senhor responderá: «Estou aqui!» Isso, se você tirar do seu meio o jugo, o gesto que ameaça e a linguagem injuriosa; se você der o seu pão ao faminto e matar a fome do oprimido. Então a sua luz brilhará nas trevas e a escuridão será para você como a claridade do meio-dia; o Senhor será sempre o seu guia e lhe dará fartura até mesmo em terra deserta; Ele fortificará seus ossos e você será como jardim irrigado, qual mina borbulhante, onde nunca falta água; as suas ruínas antigas serão reconstruídas, você levantará paredes em cima dos alicerces de tempos passados. Vão chamá-lo reparador de brechas e restaurador de ruínas, onde se possa morar. Se você evitar que se desrespeite o dia de sábado e não tratar de negócios no meu dia santo; se você disser que o sábado é um dia agradável e honrar o dia consagrado ao Senhor; se você o respeitar, deixando de viajar, de buscar seu próprio interesse e de tratar de negócios; então o Senhor será a sua delícia, e eu vou fazer que você venha a ser levado triunfante sobre os lugares mais altos da terra. Eu sustentarei você com a herança de seu pai Jacó. Assim falou o Senhor. (Is 58,9b-14)
Salmo ou Hino
Inclina teu ouvido, Senhor, responde-me, porque sou pobre e indigente! Guarda-me, porque sou fiel, salva teu servo que em Ti confia! Tu és o meu Deus, tem piedade de mim, Senhor, pois é a Ti que eu invoco! Alegra a alma do teu servo! Tu és bom, Senhor, e perdoas. Tu és cheio de Amor com os que Te invocam. Atende à minha prece, considera minha voz. (Sl 86,1-6)
Evangelho do dia
Naquele tempo, Jesus saiu, e viu um cobrador de impostos chamado Levi, que estava na coletoria. Jesus disse para ele: «Siga-Me.» Levi deixou tudo, levantou-se, e seguiu a Jesus. Depois, Levi preparou em casa um grande banquete para Jesus. Estava aí numerosa multidão de cobradores de impostos e outras pessoas sentadas à mesa com eles. Os fariseus e seus doutores da Lei murmuravam, e diziam aos discípulos de Jesus: «Por que vocês comem e bebem com os cobradores de impostos e com pecadores?» Jesus respondeu: «As pessoas que têm saúde não precisam de médico, mas só as que estão doentes. Eu não vim para chamar justos, e sim pecadores para o arrependimento.» (Lc 5,27-32)
Vivendo a Palavra
Levi, um judeu a serviço do Império Romano, era discriminado por seu povo. Mas Jesus não pensava assim. Chamou-o para sua companhia e aceitou o convite para jantar em sua casa. Estabelecia, assim, um modelo de relação aberta com todos os irmãos, sem preconceitos ou discriminações. Sigamos o bom exemplo do Mestre!
Oração Final
Pai Santo, a sociedade dos homens vem, pelos tempos afora, criando mil razões para discriminar pessoas, privando-as da convivência fraterna. Ajuda-nos, amado Pai, a vencer preconceitos, acolhendo os teus filhos em nosso meio com espírito fraterno, pois sabemos que somos todos filhos teus, e muito amados por Ti. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.