meu dia em oração
Eu vim não para chamar justos, mas os pecadores
Então Saul empreendeu a marcha para o deserto de Zif, com três mil soldados israelitas, a fim de dar uma batida e encontrar Davi. Então Davi e Abisaí foram de noite ao acampamento. Saul estava deitado e dormindo, com a lança fincada no chão, ao lado da cabeceira; Abner e a tropa dormiam ao redor. Então Abisaí disse a Davi: «Hoje Deus está entregando o inimigo em sua mão. Deixe que eu o encrave no chão com um só golpe de lança; não será preciso mais que um golpe». Mas Davi respondeu: «Não o mate! Ninguém pode levantar a mão contra o ungido do Senhor e ficar sem castigo!» Davi pegou a lança e o cantil de água que estavam na cabeceira de Saul, e os dois foram embora. Ninguém viu nem percebeu nada, nem acordou: todos dormiam, porque caíra sobre eles um pesado sono enviado pelo Senhor. Davi atravessou para o outro lado, subiu no alto de um monte, ao longe. Havia boa distância entre eles. Davi então disse: «Aqui está a lança do rei. Que um dos moços venha buscá-la. O Senhor pagará conforme a sua justiça e de acordo com a fidelidade de cada um. O Senhor entregou você hoje em minhas mãos e eu não quis atentar contra o ungido do Senhor.» (1Sm 26,2.7-9.12-13.22-23)
1ª Leitura
Adão, o primeiro homem, tornou-se um ser vivo, mas o último Adão tornou-se espírito que dá a vida. Primeiro, não foi feito o corpo espiritual, mas o animal, e depois o espiritual. O primeiro homem foi tirado da terra e é terrestre; o segundo homem vem do céu. O homem feito da terra foi o modelo dos homens terrestres; o homem do céu é o modelo dos homens celestes. E assim como trouxemos a imagem do homem terrestre, assim também traremos a imagem do homem celeste. (1Cor 15,45-49)
Salmo ou Hino
Bendiga ao Senhor, ó minha alma, e todo o meu ser ao seu Nome Santo! Bendiga, ó minha alma, e não esqueça nenhum dos seus benefícios. Ele perdoa suas culpas e cura os seus males. Ele redime da cova a sua vida e a coroa de amor e compaixão. O Senhor é compaixão e piedade, lento para a cólera e cheio de amor. Nunca nos trata conforme os nossos erros, nem nos devolve segundo as nossas culpas. Como está o oriente longe do ocidente, assim Ele afasta de nós as nossas transgressões. Como um pai é compassivo com seus filhos, o Senhor é compassivo com aqueles que O temem. (Sl 103,1-4.8.10.12-13)
Evangelho do dia
Depois de ter curado o paralítico, Jesus saiu e viu um cobrador de impostos chamado Levi, que estava na coletoria. Jesus disse para ele: «Siga-Me.» Levi deixou tudo, levantou-se, e seguiu a Jesus. Depois, Levi preparou em casa um grande banquete para Jesus. Estava aí numerosa multidão de cobradores de impostos e outras pessoas sentadas à mesa com eles. Os fariseus e seus doutores da Lei murmuravam, e diziam aos discípulos de Jesus: «Por que vocês comem e bebem com os cobradores de impostos e com pecadores?» Jesus respondeu: «As pessoas que têm saúde não precisam de médico, mas só as que estão doentes. Eu não vim para chamar justos, e sim pecadores para o arrependimento.» Eles disseram a Jesus: «Os discípulos de João, e também discípulos dos fariseus jejuam com frequência e fazem orações, mas os teus discípulos comem e bebem.» Mas Jesus disse: «Vocês acham que os convidados de um casamento podem fazer jejum enquanto o Noivo está com eles? Mas vão chegar dias em que o Noivo será tirado do meio deles; nesses dias eles vão jejuar.» Jesus contou-lhes ainda uma parábola: «Ninguém tira retalho de roupa nova para remendar roupa velha; senão, vai rasgar a roupa nova e o retalho novo não combina com a roupa velha. Ninguém coloca vinho novo em barris velhos; porque, de fato, o vinho novo arrebenta os barris velhos, e se derrama, e os barris se perdem. Vinho novo deve ser colocado em barris novos.» (Lc 5,27-38)
Vivendo a Palavra
Como novos Levis, também nós, não poucas vezes, nos colocamos a serviço do Império, que nos impõe pagar e cobrar dos irmãos os seus tributos. Mas o Evangelho nos consola, apontando que há caminho para a libertação: Jesus nos chama. Ele quer nos transformar em novos Mateus – seus fiéis seguidores e inspirados anunciadores do Reino de Amor.
Oração Final
Pai Santo, faze-nos vasos novos para acolher o Vinho Novo – a Boa Notícia que nos trouxe o Cristo Jesus: o teu Reino de Amor não vem com sinais exteriores, pois Ele está dentro de nós! E nos dá coragem e sabedoria, amado Pai, para nos tornarmos missionários, e anunciar esta Boa Notícia aos irmãos do Caminho. Pelo mesmo Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão, e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.