meu dia em oração
Eu Te louvo, Pai, por revelar os Mistérios do Reino aos pequeninos
No meio da sarça ardente, o Senhor se revela a Moisés para lhe comunicar sua Missão: libertar os filhos de Israel da escravidão que os egípcios lhes estavam impondo. No texto de hoje, Moisés ainda tenta se eximir da tarefa, que considerava superior à sua capacidade.
1ª Leitura
Moisés estava pastoreando o rebanho do seu sogro Jetro, sacerdote de Madiã. Levou as ovelhas além do deserto e chegou ao Horeb, a montanha de Deus. O Anjo do Senhor apareceu a Moisés numa chama de fogo do meio de uma sarça. Moisés prestou atenção: a sarça ardia no fogo, mas não se consumia. Então Moisés pensou: «Vou chegar mais perto e ver essa coisa estranha: por que será que a sarça não se consome?» O Senhor viu Moisés que se aproximava para olhar. E do meio da sarça Deus o chamou: «Moisés, Moisés!» Ele respondeu: «Aqui estou». Deus disse: «Não se aproxime. Tire as sandálias dos pés, porque o lugar onde você está pisando é um Lugar Sagrado». E continuou: «Eu sou o Deus de seus antepassados, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac, o Deus de Jacó». Então Moisés cobriu o rosto, pois tinha medo de olhar para Deus. «O clamor dos filhos de Israel chegou até Mim e Eu estou vendo a opressão com que os egípcios os atormentam. Por isso, vá. Eu envio você ao Faraó, para tirar do Egito o meu povo, os filhos de Israel». Então Moisés disse a Deus: «Quem sou eu para ir até o Faraó e tirar os filhos de Israel lá do Egito?» Deus respondeu: «Eu estou com você, e este é o sinal de que eu o envio: quando você tirar o povo do Egito, vocês vão servir a Deus nesta montanha». (Ex 3,1-6.9-12)
Salmo ou Hino
Bendiga ao Senhor, ó minha alma, e não esqueça nenhum dos seus benefícios. Ele perdoa suas culpas e cura os seus males. Ele redime da cova a sua vida, e a coroa de Amor e Compaixão. O Senhor faz justiça e defende todos os oprimidos. Revelou seus caminhos a Moisés e suas façanhas aos filhos de Israel. O Senhor é Compaixão e Piedade, lento para a cólera e cheio de amor. (Sl 103,1-4.6-8a)
Evangelho do dia
Naquela hora, Jesus disse, diante dos Apóstolos: «Eu Te louvo, Pai, Senhor do Céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. Meu Pai entregou tudo a Mim. Ninguém conhece o Filho, a não ser o Pai, e ninguém conhece o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho quiser revelar.» (Mt 11,25-27)
Vivendo a Palavra
Nosso Mestre se alegra com a simplicidade, a pureza, a humildade dos seus discípulos. Eles são os ‘pequeninos’ – a quem o Pai Se revela. Como nós nos colocamos neste contexto? Estamos cultivando uma vida cheia de sabedoria, simples, modesta e transparente, ou buscamos avidamente os enganadores títulos universitários tão queridos pela sociedade de consumo?
Oração Final
Pai nosso, em Ti está a nossa Fonte de Vida e de Paz. Faze-nos compreender a lição do Evangelho para que, vivendo uma existência leve, livre, pacífica, alegre e seguindo o Caminho de Jesus em busca da Verdade, cheguemos ao Reino de Amor, sintetizado no teu Abraço Paterno, que receberemos na companhia dos irmãos e do mesmo Cristo Jesus, teu Filho que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.